A comercialização de passes do transporte coletivo está com os dias contados. A data limite estipulada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é 20 de agosto. Após este prazo, os passes ainda serão aceitos. Os recolhidos serão destruídos pelas empresas. As alternativas para pagamento da passagem são cartão-transporte e dinheiro em espécie.
Além de reduzir as formas de pagamento possíveis, a medida pode significar o fim da fonte de renda de dezenas de pessoas que comercializam os passes de papel nas proximidades do Terminal Urbano. Os trabalhadores informais estimam que mais de cem pessoas sobrevivem com o dinheiro obtido na venda paralela (ver box).
A decisão foi tomada na época da implantação da bilhetagem eletrônica. Para o presidente da CMTU, Gabriel Ribeiro de Campos, o passe não será mais necessário porque o sistema novo apresenta vantagens. Ele cita a integração temporal, fora dos terminais, e o cancelamento de créditos no caso de perda ou roubo do cartão. ''A perda do passe de papel não tem salvação. Já com o cartão é só procurar a loja, solicitar o cancelamento e a emissão de outro cartão'', destacou.
A possível redução do valor da tarifa, hipótese levantada na época da implantação da bilhetagem eletrônica, não ocorreu. O passe hoje custa R$ 1,90 e o valor é questionado na Justiça pela Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor e Garantias Constitucionais. Campos, no entanto, alega que a integração fora dos terminais já significa uma economia para os usuários do sistema.
A CMTU estima que 135 mil pessoas usem o transporte coletivo todos os dias. Cerca de 105 mil já possuem o cartão-transporte. A meta é que aproximadamente 20 mil cartões magnéticos sejam emitidos até 20 de agosto. Os dez mil usuários restantes são idosos e pessoas beneficiadas com algum tipo de isenção da tarifa.
A procura pelo cartão não está alta, mas a companhia descarta a possibilidade de plantão de atendimento especial nos últimos dias antes do fim da comercialização do passe.

SERVIÇO
Informações sobre o fim da comercialização de passes e como obter o cartão magnético podem ser obtidas no telefone de atendimento ao consumidor da Transportes Coletivos Grande Londrina: 0800 400 7020. A ligação é gratuita

mockup