Comemoração de 70 anos de casamento
Em recente encontro, familiares de Lauro e Joanna Panissa colocaram a conversa em dia falando principalmente dos 90 anos de Londrina
PUBLICAÇÃO
sábado, 02 de novembro de 2024
Em recente encontro, familiares de Lauro e Joanna Panissa colocaram a conversa em dia falando principalmente dos 90 anos de Londrina
Oswaldo Militão
Em recente encontro em comemoração aos 70 anos de casamento de Lauro e Joanna Panissa, familiares puseram a conversa em dia falando principalmente dos 90 anos de Londrina. Na foto , três pioneiros da cidade: Joana Campinha Panissa, com 93 aos e que chegou em Londrina em 1932; Lauro Panissa com 94 anos e desde de 1937 na cidade e Manoela Panissa Mazzer com 103 anos, que também chegou em 1937. São 3 londrinenses que tiveram o privilégio de ver o desenvolvimento do município desde os primeiros anos. Dona Manoela é leitora diária da Folha de Londrina há mais de 70 anos.
Além do colo de mãe: filhos adultos sob o mesmo teto
O Brasil é conhecido também no mundo da demografia por alojar uma "geração canguru", apelido que surgiu na França, em 1990, para designar a turma de idade entre 25 e 34 anos, que estica sua estada na família ou volta para casa paterna, para o colo da mãe, por qualquer motivo imperioso para o jovem. A casa dos pais torna-se uma estratégia de sobrevivência, já disse Marcelo Neri, da FGV Social. Para ajudar de alguma maneira as famílias em geral, aqui estão alguns mandamentos para minimizar a tensão e preservar a paz quando papai e mamãe e filhos adultos estão vivendo sob o mesmo teto: 1 – As tarefas domésticas devem ser compartilhadas: 2 – Todos devem contribuir de alguma maneira com as despesas; 3 – Ficar o tempo todo no quarto é falta de educação; 4 – AOS PAIS: lembrar que eles cresceram e são independentes; 5 – AOS FILHOS: lembrar que a palavra final é do dono da casa!
Um casal de sucesso
Sempre lembrada no meio imobiliário a arquiteta, síndica profissional e corretora de imóveis Cris Negri Bussadori com o seu marido, o empresário do segmento agrícola Rodrigo Bussadori em recente acontecimento social de Londrina. A foto é de Claudinha Albuquerque
Os Aniversariantes
Estão aniversariando hoje, dia 2 de novembro: Andrea Monclair, ótimo médico Wilson Galego Campos, Armando Boscardin (de Apucarana), Patricia Braga Alves (filha de Oscar Alves e neta de Ney Braga), jornalista Nilson Herrero, Thomé Lopes e a ex-miss Maria Antônia Ribeiro, que disputou o Miss Paraná nos anos 80.
****
DIA 3, amanhã, aniversariam: Simone Franzon, Tatiana Prandini, André Borghesi, o amigo produtor rural Fabio Barbante de Barros, Fernando Nicolau, escritor Paulo Bassani e Oriana Gotti, filha do advogado e amigo Nivaldo Gotti, formado na primeira turma da Faculdade Estadual de Direito de Londrina.
****
NO DIA 4, segunda-feira, os cumprimentos serão para os aniversariantes Sérgio Garcia Fonseca, Maisa Dias Ayres, Imaculada da Costa Branco, Luís Fernando de Abreu, jornalista Benê Bianchi, e da médica Eliane Arruda ´Pacheco.
COPPOLA EM CURITIBA
O famoso cineasta Francis Ford Coppola está em Curitiba. Diretor de O Poderoso Chefão, entre muitos outros clássicos de sucesso do cinema, ele foi homenageado com a Ordem do Pinheiro, a mais importante honraria do Estado. Coppola também veio divulgar seu mais novo filme Megalópolis e elogiou o ambiente que encontrou em Curitiba. Ganhador de cinco Oscars, ele está hospedado no Hotel Bourbon. Tem uma longa amizade com a família Vezozzo. Já recebeu o saudoso Alceu Vezozzo e Alceu Vezozzo Filho na Califórnia, onde também produz vinhos. Na foto, Alceu A. Vezozzo Filho, CEO da Bourbon Hospitalidade, com o famoso mundialmente amigo Francis Ford Coppola.
Vencedor do Concurso Inovação
O projeto Óculos Amigo, do Governo do Estado, executado por meio da Secretaria da Inovação, foi eleito o vencedor na votação popular da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A premiação foi em Brasília durante a Semana Nacional de Inovação. A ação beneficiou 147 alunos da rede pública do Paraná com cegueira total, por meio da entrega de um dispositivo capaz de ler textos, identificar rostos, cores e cédulas, e transformá-las em áudio.Na foto, o secretário Alex Canziani com a equipe: Diego Nogueira, Danielle Mokwa, Isabela Gasparatto e Suely Furlan.
Paranaenses na Academia Brasileira de Letras
O leitor da FOLHA, Luís Roberto Mello, pesquisou, usando inclusive Inteligência Artificial, e enviou a informação de que Academia Brasileira de Letras teve vários paranaenses . Entre eles, diz Mello, Afonso d'Escragnolle Taunay , nascido em Taquari, hoje Campo Mourão; Dom Marcos Barbosa, que ocupou a cadeira 15 da ABL, e José Carlos de Macedo Soares, outro membro da Academia, que nasceu em Curitiba. Muito obrigado pelas informações trabalhosas e elucidativas de Luís Roberto Melo. Uma pergunta à população de Campo Mourão: Afonso de Taunay é nome de rua nessa desenvolvida cidade?
Congresso de Psicologia
Palestras, debates, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e mostra de talentos movimentaram alunos, professores e profissionais no XVII Congresso de Psicologia da UniFil. Foi um evento acadêmico para contribuir na formação e aproximar estudantes de experientes profissionais, que falaram sobre desafios e novas perspectivas na profissão, avanços e uso de tecnologias, linhas de pensamento e tendências na Psicologia. A graduação da UniFil é uma das mais tradicionais e conceituadas do Paraná, com destaque para a qualidade do corpo docente, oportunidades de práticas na faculdade e convênios de estágios na rede de saúde, hospitais e clínicas . O próximo vestibular será em 24 de novembro, com inscrições abertas. As fotos são do evento .
Réveillon no Iate
O Iate Clube de Londrina já abriu as reservas de mesas e convites para o seu famoso Réveillon. Será servido jantar "au complet" para festejar a passagem de ano e duas bandas musicais na animação.
Livro sobre o avô Salim
A elegante Sônia Sahão, que divide seu tempo entre Londrina, São Paulo e a Europa, está às voltas com os preparativos para o lançamento do livro sobre a vida de seu avô Salim Sahão, um dos pioneiros de Londrina, do Norte do Paraná e seus negócios cafeeiros. O livro sobre o avo Salim Sahão será lançado na segunda quinzena deste novembro. Será às 12 horas, no Empório Guimarães.
O que disse o padre João
"A maior tristeza é a pessoa envelhecer pobre e ficar sozinha, com aposentadoria de salário mínimo, e sem outro dinheiro para comprar remédios e ir a algum médico" Dito pelo Padre João Azevedo, em conversa com amigo de alguns anos.
***
AQUI entre nós e os leitores: alguém sabe quanto um padre recebe por mês, para seus gastos pessoais? Padre pode ser aposentado pelo INSS?
¨¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina