A empresa responsável pela revitalização do Centro Comunitário da Vila Nova, na região central de Londrina, começou os trabalhos. Equipes executam a demolição de algumas antigas estruturas, assim como a limpeza e preparação do local para a construção de espaços. Além disso, os trabalhadores também estão fazendo o fechamento do entorno da unidade com o tapume. O complexo fica na região central, entre as ruas Itajaí, Mem de Sá, Guaíba e Rio da Prata.

De acordo com o engenheiro da secretaria municipal de Obras e Pavimentação, Roger Pereira dos Santos, essa etapa de demolições deve ser concluída até o fim de outubro. “E, até dezembro, as equipes já devem ter finalizado a execução da movimentação de terra, assim como os trabalhos de infraestrutura. Nessa época, também serão iniciadas as ações relativas às instalações elétricas e hidrossanitária”, salientou Santos, responsável pela fiscalização das obras.

Os trabalhos estão a cargo da empresa Urban Green Serviços Urbanísticos, contratada através de licitação, e o investimento total da Prefeitura é de R$ 2.745.943,57. A previsão é que a obra seja concluída em junho de 2024.

A revitalização do espaço é uma reivindicação antiga da comunidade, já que o local estava abandonado, com mato e lixo, além da presença de moradores de rua e usuários de drogas, como mostrou reportagem da FOLHA.

Imagem ilustrativa da imagem Começam obras no Centro Comunitário Vila Nova
| Foto: Divulgação - Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação

LEIA TAMBÉM:

= Rodovia Mábio Gonçalves Palhano será recapeada por R$ 3,8 milhões

PACOTE DE MELHORIAS

A reforma do Centro Comunitário e a área no entorno prevê um amplo pacote de melhorias. Entre elas, estão a revitalização e modernização da capela mortuária e a recuperação da sala principal de atividades, com a implantação de uma sala para aulas de lutas e artes marciais. Também será feita a renovação da quadra poliesportiva cercada e com arquibancadas, bem como a adaptação de uma outra quadra esportiva existente, para possibilitar a prática de basquete 3 x 3 em meia quadra.

Além disso, serão construídas três áreas de quadras oficiais para as modalidades vôlei de areia, beach tennis e bocha, ampliando a oferta de práticas esportivas e proporcionando mais opções para os frequentadores. Uma academia ao ar livre e um parque infantil serão outros atrativos, e o espaço livre de circulação pela praça ganhará ambientes renovados de convivência e contemplação, recebendo novos mobiliários como bancos, mesas e lixeiras.

Todas as edificações e pontos de circulação serão adaptados com elementos de acessibilidade, para que possam ser visitados por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Assim, o projeto inclui a execução de novas calçadas com piso tátil, guias rebaixadas e rampas, corrimãos e outros dispositivos necessários. Será feita ainda a construção de sanitários feminino e masculino em contêineres, pavimentação nova no entorno, pintura geral e paisagismo, com bosque e jardim.

(Com informações do N.Com)