A secretaria municipal de Saúde de Londrina vai promover no sábado (25) a vacinação da segunda etapa da campanha nacional contra Influenza. Precisam fazer agendamento para a data, no site da Prefeitura de Londrina, somente os doentes crônicos. Os demais públicos que integram o grupo que têm direito serão imunizados por meio de outras estratégias adotadas pela pasta.

A vacina no fim de semana será disponibilizada das 8h às 13h em 16 UBS
A vacina no fim de semana será disponibilizada das 8h às 13h em 16 UBS | Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena/Folhapress

A vacina no fim de semana será disponibilizada das 8h às 13h em 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de todas as regiões da cidade, como os postos do Aquiles Stenghel e Vivi Xavier (norte); Cafezal e Piza (sul); Lindóia e Armindo Guazzi (leste); Tókio e Santiago (oeste); e Centro e Vila Nova (região central). São dez mil doses encaminhadas pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Será necessário levar um documento que comprove a doença crônica. “Em todos os anos foi pedida a solicitação do médico. Em 2020, em decorrência do que gerou a pandemia do novo coronavírus, a solicitação poderá ser substituída por uma receita médica válida, ou seja, dos últimos dois a três meses, dependendo do tipo de medicação”, explicou Sônia Fernandes, diretora de Vigilância em Saúde do município.

Imagem ilustrativa da imagem Começa segunda etapa de vacinação contra a gripe
| Foto: Folha Arte

Pessoas que têm pressão alta não fazem parte do grupo elegível para vacinação. Entre aqueles que têm direito estão diabéticos, renais crônicos, com doenças respiratórias, como asma e pulmonar obstrutiva, hepatites e cirrose, entre outros. A expectativa da secretaria é imunizar quase o dobro dos doentes crônicos vacinados no ano passado, quando foram aplicadas 25 mil doses.

CAMINHONEIROS

Pela primeira vez integrando a campanha de imunização contra a gripe, os caminhoneiros e os motoristas do transporte público receberão as vacinas de formas distintas. Para os caminhoneiros, a secretaria de Saúde está firmando parceria com as polícias rodoviárias Estadual e Federal, para oferecer em pontos fixos, além do sindicato da categoria.

“Um exemplo é oferecer na saída de Londrina para Cambé, já que os caminhoneiros estão na estrada. Outra estratégia é marcar um dia para aplicação na sede do sindicato”, elencou. Para os motoristas de coletivos, algumas doses estão sendo distribuídas nesta semana, com vacinas remanescentes da primeira fase. A imunização vai acontecer diretamente no local de atuação.

O mesmo vai ocorrer com membros das forças de segurança - policiais, bombeiros, guardas municipais, funcionários do sistema prisional – e a população privada de liberdade.

TERCEIRA ETAPA

Segundo Fernandes, a vacina será aplicada conforme os lotes chegarem, já que a distribuição pelo Estado está sendo parcelada. “A Sesa tem prometido remessas semanais. Por isso, não conseguimos atender todos ao mesmo tempo e ‘parcelamos’ os grupos”, justificou. A atual fase da campanha em Londrina vai perdurar até nove de maio, quando está previsto um novo dia de vacinação para doentes crônicos, com abertura do agendamento a partir do dia quatro.

A terceira etapa vai ser iniciada em Londrina em 11 de maio, em que vão ser contempladas crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, população indígena e professores. Os idosos que ainda não se vacinaram devem ligar na unidade de saúde de referência para saber a viabilidade do atendimento.

Serviço - O agendamento para doentes crônicos deve ser feito por meio do site www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamentoGripe/ .