A Prefeitura de Londrina iniciou, na última semana, a readequação de 64 km de estradas rurais na interligação dos distritos de Lerroville e Paiquerê e do patrimônio Guairacá. A recuperação é possibilitada por um pacote de serviços, viabilizados via convênio do Município com o Cidrebac (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Cafezal). A intenção é que os 64 km sejam finalizados em 10 a 12 meses.

Imagem ilustrativa da imagem Começa recuperação das estradas entre Lerroville, Guairacá e Paiquerê
| Foto: Emerson Dias - NCom

O serviço está concentrado, em um primeiro momento, na estrada Brigada 4, localizada na abrangência do assentamento Eli Vive I, próximo ao distrito de Paiquerê. O conjunto de vias rurais da Brigada 4 forma cerca de 13 km em extensão. As passagens são utilizadas, diariamente, pelos produtores rurais e moradores, incluindo a utilização dos veículos que fazem o transporte escolar de crianças A previsão é de concluir o trabalho em até 60 dias.

Posteriormente, o serviço será realizado na Estrada Velha, Pininga, Ivo Leão, São José da União e Estrada do Goulart, em cronograma a ser definido. Para executar os serviços deste pacote, a Prefeitura está investindo R$ 400 mil para custeio de operação dos maquinários, o que inclui a contratação temporária de trabalhadores que conduzem os veículos do Cidrebac. Este montante foi liberado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia. Outros gastos, como para combustível e manutenção de equipamentos, são realizados com recursos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

De forma geral, os trajetos dos 64 km que receberão as melhorias são formados com piso de terra e pedras, e encontram-se degradados, desnivelados e inadequados para o trânsito, oferecendo riscos à segurança dos usuários. Conforme a própria população local, principalmente nos dias de chuva, fica inviável o acesso para os distritos próximos.

A readequação das estradas contempla limpeza de terreno, terraplenagem, compactação para firmar o piso, ajustes de lombada e escoamento de água, e, depois o moledamento com cascalho e nivelamento da estrada. As estradas contarão com cerca de 6 metros de largura

OUTROS DISTRITOS

O secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, informou que, além desse convênio, a prefeitura executa, com equipes próprias, o mesmo tipo de readequação em estradas nos distritos da Warta, Guaravera, Maravilha, além do Limoeiro. Ao todo, são cerca de 20 km em trechos recuperados nesses locais.

O secretário municipal de Agricultura, Régis Choucino, informou que o plano da Prefeitura é ultrapassar a marca dos 100 km em recuperação de estradas rurais, nos próximos 12 meses, somando os 64 km via convênio. (Com informações do NCom)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1