Durante todo o mês de março, Londrina vai receber diversos eventos em comemoração ao mês da mulher. A programação com todas as atividades foi lançada na manhã desta segunda-feira (2), pela SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres). Como destaque, no domingo (8), Dia Internacional da Mulher, a SMPM e toda a rede envolvida vai promover café da manhã, nas margens do Lago Igapó, das 8h às 12h.

Imagem ilustrativa da imagem Começa programação do Mês da Mulher em Londrina
| Foto: Vivian Honorato - Prefeitura de Londrina

“Nós estamos contemplando os três eixos de trabalho de política para as mulheres, que são as atividades de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, a capacitação para o trabalho e geração de renda e saúde e bem-estar da mulher. Estamos intensificando essas atividades e estabelecendo novas parcerias, aumentando o número de ações e atividades para que nós possamos fortalecer essa rede”, explica Nádia Oliveira de Moura. São diversas atividades que vão desde palestras, oficinas a eventos culturais e de saúde.

A secretária apontou que boa parte das ações já é realizada durante todo o ano e que neste mês são intensificadas. Em 2019, o CAM (Centro de Atendimento à Mulher), em Londrina, realizou 2017 atendimentos, sendo 386 casos novos e 1631 que são acompanhados pela equipe multiprofissional. Moura também apontou as 404 denúncias e notificações recebidas, 1250 procedimentos de busca ativa realizados e 190 atendimentos de orientação por telefone. A Casa Abrigo Canto de Dália teve 125 pessoas acolhidas no último ano, sendo 55 mulheres e 70 crianças e adolescentes. “Em ações preventivas, nós tivemos aproximadamente 10 mil pessoas beneficiadas”, comenta Moura.

MAIS ENVOLVIMENTO

Embora as mulheres tenham conquistado cada vez mais direitos e apoio, Rosalina Batista, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Londrina, defendeu que é preciso que mais pessoas estejam envolvidas na causa. “Este é um mês de reflexão do nosso papel, nossa atuação, das nossas conquistas e desafios que ainda temos que lutar”, comenta. “Ainda tem muita coisa para fazer, cada dia você vê uma família desestruturada por conta da violência doméstica. É muito difícil. Articular uma rede é importante, porque o olhar do empoderamento da mulher é de todos nós e não só do poder público”, defende.

O prefeito Marcelo Belinati esteve no lançamento da programação e comentou a importância da união de vários setores com o mesmo objetivo de criar políticas públicas com foco na mulher. “Quando o poder público está unido com as entidades, com as instituições, órgãos governamentais e não-governamentais, é claro que essa união faz com que nós sejamos muito mais fortes e o grande exemplo tem sido feito nesse segmento das mulheres”, aponta.

SERVIÇO
O calendário com todas as atividades estará disponível no blog da prefeitura, por meio do endereço: blog.londrina.pr.gov.br/