Com a aplicação das provas de Conhecimentos Gerais, começa neste domingo (10) o maior vestibular que a Universidade Estadual de Maringá já realizou. São 23.800 candidatos, número que supera o recorde anterior de 23.031 inscrições, registrado no Vestibular de Inverno de 2009.

Entre os 23.800 inscritos, 25,4% residem em Maringá e 30,3% em outras cidades da região Noroeste. A maioria (69,7%) dos candidatos tem idade até 18 anos. E 42,5% estão cursando ou cursaram o ensino médio integralmente em escola pública.

A entrada dos candidatos nas salas estará liberada das 8h30 até as 8h50. Não serão admitidos retardatários. No dia da prova os vestibulandos devem chegar ao local com uma hora de antecedência. A medida vale os três dias de vestibular, considerando inclusive que na segunda e na terça-feira o trânsito normalmente é mais intenso e o acesso normalmente é mais complicado.

Na entrada o candidato deve apresentar o original de documento com foto. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3, IPod e equipamentos similares. E nem de bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes.

É necessário levar caneta de cor azul escura ou preta, de escrita grossa e de tubo transparente, para o preenchimento da folha de resposta. O uso de lápis e borracha para o rascunho é permitido.

O vestibulando que ainda não sabe onde irá realizar a prova pode consultar o Menu do Candidato disponível no site www.vestibular.uem.br. É preciso informar número de inscrição e senha. Caso tenha perdido esses dados, pode entrar em contato com a CVU pelo telefone 44 3011-4450.

A CVU realiza um plantão de atendimento no sábado, dia 9. Será na sede da Comissão, no Bloco 28, no campus universitário, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

Concorrência

O concurso será realizado em várias cidades paranaenses, mobilizando, na organização, em torno de 1,9 mil pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio.

Os candidatos disputam 1.202 vagas da concorrência geral e 286 vagas destinadas aos cotistas, alunos que estudaram exclusivamente em escolas públicas e que têm renda familiar per capita de até um salário e meio.

Quem se inscreveu para o curso de Medicina enfrentará a maior concorrência. São 318,1 candidatos por vaga. Entre os cotistas a concorrência é um pouco menor, mas ainda assim é alta: 133,7 candidatos/vaga.

Provas

Na segunda-feira, serão aplicadas as provas de Literatura, Língua Portuguesa, Redação e Língua Estrangeira. Na terça-feira, último dia do concurso, os candidatos respondem às questões de Conhecimentos Específicos.

O resultado do concurso será divulgado no dia 5 de agosto, a partir das 10 horas aulas. Os aprovados deverão efetivar a matrícula no período de 13 a 16 de janeiro de 2012. Outras informações podem ser consultadas pelo site www.vestibular.uem.br

mockup