Giovani Ferreira
De Curitiba
Tem início hoje a 10º edição da Festa Nacional do Chope Escuro (Munchenfest), que acontece em Ponta Grossa com uma expectativa de público superior a 100 mil pessoas. Tendo como características principais o chope escuro, a gastronomia a a música alemã, a festa destaca-se como um dos maiores eventos populares do Sul do Brasil. A Munchen, como ficou conhecida ao longo de seus nove anos de realização, também faz parte do calendário turístico do Estado.
Para este ano os organizadores estão provendo algumas modificações no cronograma de realização. Ao invés de dez, a festa será realizada em sete dias, priorizando o último final de semana de novembro e o primeiro de dezembro. Foram descartados os dias de segunda, terça e quarta-ferias, onde históricamente o movimento registrado é muito pequeno, invizabilizando a realização da festa.
Nesta edição a Munchen começa hoje e termina a sua primeira fase no domingo. A segunda parte da festa recomeça na quinta-feira e encerra-se em definitivo no domingo, dia 5. Apesar da redução no calendários, todos os atrativos foram mantidos, como os shows, com artistas de renome nacional, bandas alemãs e os tradicionais concursos da rainha da festa e do chope em metro. Toda a programação será desenvolvida no Centro de Eventos Cidade de Ponta Grossa, no bairro Santa Terezinha.
A festa este ano teve a sua organização terceirizada. A empresa Cygnus Agência de Viagens pagou R$ 70 mil à prefeitura de Ponta Grossa pelos direitos de exploração da festa. Todos os serviços, manutenção da estruura e segurança está sob a responsabilidade da Cygnus, que firmou diversas parcerias para garantir alguns serviços e atrações durante da 10º Munchen.
Nacionalmente a festa está sendo divulgada através de agências de viagens e também pelos bilhetes da loteria federal, referentes ao sorteio do próximo dia 4. Nessa semana o Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal (CEF) estará no Centro de Eventos, de onde realizará ao vivo os sorteios de todas as loterias da semana.
A prefeitura, além do chope e das danças alemãs também programou uma série de shows (veja matéria abaixo) para alegrar os visitantes. A prefeitura de Ponta Grossa programou a festa do chope escuro para novembro, tentando fugir à concorrência das festas alemãs de outubro.