Começa a Oktoberfest de Rolândia
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de outubro de 2003
Fábio Galão<br>Reportagem Local 
Rolândia Com os tradicionais gritos de ''viva! viva!'', foi realizada ontem à tarde a sangria do primeiro barril de chope da 16 Oktoberfest de Rolândia (25 km a oeste de Londrina). A abertura oficial da festa acontece hoje, a partir das 21 horas, no Complexo Esportivo Emílio Gomes. A cerimônia será encerrada com um show de fogos de artifício.
O presidente da 16 Oktoberfest, Santos Silva, estima que 120 mil pessoas paguem ingresso ao longo dos 10 dias do evento, que chega ao fim no dia 12. ''Este ano preferimos utilizar uma estrutura mais simples e de grande eficácia. O trabalho todo consumiu seis meses'', comentou.
A sangria, realizada na agência do Banco do Brasil da cidade, foi temperada por uma apresentação de um grupo de dança típica alemã. As autoridades presentes relembraram o pioneiro Conrad Jaeckel, criador do bordão ''viva! viva!'' (que deve ser repetido à exaustão durante toda a festa), e que não pôde comparecer à cerimônia por causa de problemas de sa©úde.
A programação inclui o desfile de rua, que será realizado no domingo, a partir das 10 horas, apresentações de grupos de dança e o concurso do chope em metro. No cardápio do restaurante estarão pratos típicos como o einsbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco) e o marreco recheado.
''A grande diferença em relação aos anos mais recentes é que a cozinha ficará sob responsabilidade da Comunidade Evangélica Luterana, formada por alemães ou descendentes. Ela iniciou a Oktoberfest, se afastou e agora está de volta'', disse Silva. Os ingressos custarão R$ 7 para sextas e sábados e R$ 3 para os demais dias. Crianças até 12 anos e idosos acima de 65 anos não pagam. Estudantes ou adolescentes entre 13 e 18 anos têm direito a meia entrada.


