Uma das creches filantrópicas mais antigas de Londrina, o CEI (Centro de Educação Infantil) Matilde Vicentini, no jardim Bandeirantes, zona oeste da cidade, está pedindo “socorro”. O prédio da unidade está apresentando, desde o início deste ano, problemas estruturais que têm preocupado a direção e a mantenedora da instituição, a Associação Internacional de Caridades. O prédio foi inaugurado junto com o centro, há 48 anos.

Laudo confeccionado no mês passado por um engenheiro civil apontou, entre as várias imperfeições, a existência de “fissuras, trincas e rachaduras em estrutura de concreto armado, alvenaria e pavimento, além de anomalias no sistema hidráulico”. Segundo o documento, a situação já está “comprometendo a estabilidade de paredes.”

Imagem ilustrativa da imagem Com problemas estruturais no prédio, creche pede por ‘socorro’ em Londrina
| Foto: Pedro Marconi/Grupo Folha

Presidente da associação em Londrina, Terezinha Baldi da Costa disse que as primeiras falhas foram notadas durante a realização de um bazar, em março, e desde então o cenário só tem piorado. “Diariamente aumenta o problema na estrutura. Não tem nem um mês que fui em uma sala e agora o forro está com problema. A nossa preocupação é grande e desesperadora”, desabafou.

A creche afirmou que procurou a prefeitura - com quem mantém convênio -, para relatar o estado do prédio, no entanto, por ser um local privado, foi respondido que a manutenção não poderia ser feita pelo poder público. O CEI recebe, em média, aproximadamente R$ 50 mil mensais para custear salários, encargos dos funcionários, vale-transporte, água e luz. Alguns bazares, festas e promoções eram realizados para ajudar na preservação do espaço, porém, as atividades foram interrompidas em razão da pandemia de coronavírus, deixando a conta no vermelho.

Imagem ilustrativa da imagem Com problemas estruturais no prédio, creche pede por ‘socorro’ em Londrina
| Foto: Pedro Marconi/Grupo Folha

Diante da impossibilidade de ajuda do poder público, a entidade encaminhou uma carta para construtoras da cidade pontuando as dificuldades e pedindo amparo ou doações. Até o início desta semana um empresário respondeu o envio, mas não sinalizou com a possibilidade de colaborar. A direção e associação ainda não sabem o valor exato para os reparos, todavia, já têm ciência que demandará de muitos recursos.

ALUNOS DE TODA CIDADE

O centro atende 156 crianças, de um a cinco anos, e emprega 29 pessoas. “As crianças são encaminhadas por meio da Central de Vagas e são de várias regiões de Londrina. Têm mães que trabalham aqui perto e conseguiram a vaga na creche”, explicou a diretora da unidade, Juliana Damaceno Rodrigues.

A Associação Internacional de Caridades é uma ONG (Organização não-governamental) fundada por Vicente de Paulo, declarado santo pela Igreja Católica. É predominante formada por mulheres. A associação foi trazida a Londrina por dom Geraldo Fernandes, que foi arcebispo na cidade por 25 anos e morreu em 1982.

RETORNO

Terezinha Costa alertou que no atual estágio, e se não houver perspectiva de assistência, uma das possibilidades é fechar as portas. “Não tem como manter a creche funcionando sem essa manutenção. Esperamos que as pessoas se sensibilizem com o nosso trabalho de 48 anos e as portas estão abertas para quem quiser conhecer. Estamos nos sentindo abandonados”, lamentou. “É um trabalho muito rico, árduo, que se resume em trabalhar pela comunidade e não está tendo esse retorno da sociedade”, completou Juliana Rodrigues.

A reportagem procurou a secretaria municipal de Educação. De acordo com a responsável pela pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, "o CEI Matilde Vicentini é um dos maiores parceiros que temos e estamos avaliando uma forma de ajudá-los".

SERVIÇO - O telefone do CEI Matilde Vicentini é (43) 3327-4647, que também é WhatsApp.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.