A árvore já está montada no cruzamento da avenida Rio Branco com a Leste-Oeste
A árvore já está montada no cruzamento da avenida Rio Branco com a Leste-Oeste | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O Natal de 2020 em Londrina será mais tímido se comparado com o do ano passado. O município está investindo R$ 780 mil na decoração festiva - em 2019 o valor foi de R$ 1,7 milhão. As estruturas começaram a ser montadas e algumas já foram finalizadas. Serão oito árvores de 15 metros de altura em pontos de grande movimentação e uma com 25 metros às margens da avenida Higienópolis, no Igapó 2 (região central).

No lago, operários estão finalizando os trabalhos de uma base de 16 metros de diâmetro, que ficará sobre a água e vai receber o adereço. A conclusão de todas as intervenções precisa acontecer, a partir do que foi estabelecido em contrato, na próxima segunda-feira (23). De acordo com a diretora de Turismo do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Renata Queiroz, a iluminação será ligada oficialmente em 1º de dezembro e os pinheiros terão mensagens positivas.

“O projeto de Natal deste ano tinha outra pretensão. Estava finalizado antes da pandemia e com o coronavírus tivemos que adequar, não só por questões orçamentárias, mas também de saúde. Será um Natal mais singelo, mas não deixará de entregar o que dele se espera. Os pinheiros vão ser decorados com palavras de incentivo para este momento, como fé e união”, explicou.

Para a professora Patricia Cecchini, a decoração natalina embeleza a cidade e ajuda a renovar as forças à espera de dias melhores. “É um momento especial e tudo que vem para aperfeiçoar é bom. Dá um pouco mais de leveza. O ser humano precisa trabalhar e ter atividades para ser feliz. O Natal mostra algo a mais, tem esperança”, valorizou.

Imagem ilustrativa da imagem Com pandemia, Londrina terá decoração de Natal singela em 2020
| Foto: Isaac Fontana/Frame Photo/Folhapress

LOCAIS

No cruzamento da avenida Rio Branco com Leste-Oeste, a árvore já foi montada. Os outros locais que vão contar com ornamentação são as avenidas Saul Elkind e Ayrton Senna, Praça da Bandeira, rotatória do ginásio Moringão, Centro Cívico, conjunto Cafezal e jardim Santa Mônica. Na zona norte, as peças foram colocadas na rotatória da Saul Elkind com a rodovia Carlos João Strass, entretanto, ainda não foram encaixadas.

Com uma filha de seis anos, a dona de casa Helen Souza gosta do clima de Natal. “É bom para tirar fotos, deixa o lugar que vivemos mais animado”, destacou. Mas tem quem considere o gasto com decoração um exagero. “Deveriam investir em obras, saúde ou economizar. Ainda mais nesse ano, com pandemia, crise”, criticou o pedreiro aposentado Odair Ferreira.

LICITAÇÃO

A prefeitura teve problemas no decorrer da licitação para contratar os trabalhos. O edital foi lançado inicialmente em setembro, porém, foi suspenso e republicado duas vezes para correções. Uma das interrupções foi necessária após cautelar do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado), que atendeu pedido de uma das empresas participantes da disputa.

A companhia alegou que alguns requisitos cobrados pelo município poderiam prejudicar a “competitividade do procedimento licitatório, conduzindo a uma contratação economicamente desfavorável ao interesse da administração pública”. Após alteração, a licitação foi relançada em outubro, sem maiores intercorrências. O certame foi dividido em dois lotes, que foram conquistados pela mesma empresa, que tem sede em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Com pandemia, Londrina terá decoração de Natal singela em 2020
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

PROGRAMAÇÃO

Diferentemente do ano passado, quando foram realizados mais de 100 eventos culturais em dezembro, a comemoração deste ano não terá nenhuma atividade, em respeito às medidas de segurança contra o vírus. “Não teremos a casa do Papai Noel. O intuito desse Natal é não incentivar aglomeração e manter a tradição, que mexe com a autoestima do londrinense, influência nas compras no comércio local. Pedimos à população que se for visitar, use máscara”, indicou Renata Queiroz.