Imagem ilustrativa da imagem Com mais de um furto por dia, Sercomtel contratará empresa para vigiar cabos
| Foto: Anderson Coelho/Arquivo Folha

A Sercomtel vai contratar empresa especializada em ronda noturna para evitar prejuízos com furtos de cabos telefônicos. Somente no ano passado, a empresa registrou 436 boletins de ocorrência relativos a estes delitos, que provocaram prejuízo de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

A concorrência lançada pela Sercomtel prevê que dois motociclistas vigiem os pontos com maior incidência de furtos de cabos telefônicos. Os bairros inicialmente previstos estão no Jardim Leonor, Cilo III, Jardim Ouro Verde, Jardim Lindóia, Indústrias Leves, Conjunto Habitacional São Pedro, Jardim Vale Verde, Conjuntos Cafezal 4 e 1 e Chácara São Miguel.

Os bairros abrigam os pontos de maior incidência de furtos, conforme mapeamento da Sercomtel, mas o edital prevê a possibilidade de mudar os pontos de ronda, incluir novos ou excluir os atuais, reajustando os valores pagos.

Imagem ilustrativa da imagem Com mais de um furto por dia, Sercomtel contratará empresa para vigiar cabos

O contrato tem previsão inicial de doze meses, mas pode ser renovado por igual período. O valor da licitação não foi divulgado. O gerente de Administração Geral da Sercomtel, Renato Moratto, explica que a medida está respaldada legalmente na Lei das Estatais e evita que uma empresa que tenha um valor mais baixo faça um lance próximo ao do estipulado no documento.

Entretanto, ele diz que o valor calculado é “irrisório” perto dos prejuízos que a telefônica tem com os furtos. “Isso sem levar em conta o prejuízo que o usuário que fica sem o serviço tem”, diz o gerente, recordando que até o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) chegou a ficar sem comunicação devido a furtos de cabos.