Depois de implantar 9,5 mil luminárias LED nas ruas e praças de Londrina, desde fevereiro deste ano, a Sercomtel Iluminação pretende trocar outras 14,6 mil luminárias destas até o fim de 2020 e ampliar a rede de baixa tensão para os locais aonde ainda não chega, com o objetivo de tornar a cidade 100% mais clara nos próximos três anos. Os planos foram divulgados na manhã desta quinta-feira (12), durante prestação de contas da companhia de economia mista na CML (Câmara Municipal de Londrina)

A exposição trouxe um balanço dos primeiros cinco anos da empresa criada em outubro de 2014 – o início das operações com equipe própria só ocorreu em julho de 2016. Neste período, a empresa praticamente zerou o volume de chamadas em atraso, com o número de atendimentos de manutenção maior que o de solicitações: enquanto em 2015 a empresa atendeu a 23.476 das 26.952 chamadas feitas, a partir de 2016 as reclamações passaram a ser em menor número. Em 2019, até novembro, a empresa recebeu 17.906 solicitações e fez 23.286 atendimentos.

Segundo o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kuhl, a principal linha de trabalho, junto com os serviços de manutenção, é a ampliação das lâmpadas LED, que trazem mais iluminação com um consumo menor de energia elétrica. O processo de pré-qualificação de luminárias com esta tecnologia começou com publicação de edital em novembro de 2017 e os primeiros testes ocorreram com a implantação das novas lâmpadas na Feira da Lua do Moringão e na Praça Nishinomya.

Iniciado em fevereiro deste ano, o Programa Cidade Iluminada, lançado pela Prefeitura de Londrina, é uma das principais frentes da gestão de Marcelo Belinati (PP). O contrato, em dois lotes, chegará a R$ 49 milhões, com valores aditivos. Até novembro, foram 9.520 novos pontos LED e a previsão é trocar outras 13.324 até 2020.

"A iluminação LED traz uma claridade comparada à luz do dia”, diz Kuhl. Para ele, além da tecnologia mais econômica e de deixar Londrina mais bela, o novo modelo de iluminação promove mais segurança. “Ao iluminarmos as praças, levamos as famílias de volta para aqueles lugares. Uma rua iluminada afasta os bandidos”, diz.

Para os próximos três anos, a expectativa é ampliar as luminárias para toda a cidade, além de levar os cabos de baixa tensão para regiões ainda desprovidas, como áreas rurais ou regiões de ocupações. Os objetivos já foram implementados no planejamento estratégico da Sercomtel Iluminação, de modo a garantir a execução mesmo em uma eventual troca de governo e consequente mudança na direção da empresa. “Com o planejamento estratégico aprovado, a continuidade dos projetos está garantida. Claro que adaptações podem ser feitas, mas os planos devem ser cumpridos.”

Ainda há outros contratos vigentes ou aguardando a assinatura da ordem de serviço para implementar, ainda, iluminação ornamental em locais como o Lago Igapó, o Igapó Norte, o lago Cabrinha, dentre um total de nove.