A secretaria municipal de Obras notificou a empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil para resolver o atraso na conclusão do prolongamento da rua Peru, na Vila Brasil, zona sul de Londrina, entre as ruas Nicarágua e Argolo Ferrão, perto da avenida Dez de Dezembro. O contrato foi assinado em dezembro de 2019 e prevê um investimento de aproximadamente R$ 897 mil. A instituição tem sede no Turvo, no Centro-Sul do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Com contrato prestes a terminar, obra na rua Peru está atrasada
| Foto: Roberto Custódio

A FOLHA tentou contato com o secretário de Obras, João Verçosa, mas não obteve retorno das ligações. Porém, teve acesso à notificação encaminhada na última segunda (28) para a Gaissler. Nela, Verçosa diz que o prazo de execução do contrato termina no dia 12 de outubro e que "a obra está com pouco efetivo de pessoas, sem condições de conclusão pela necessidade de término de vários serviços de drenagem de águas pluviais, adequação de alas próximas à avenida Dez de Dezembro e construção de passeio público em concreto".

De acordo com o secretário, fiscais verificaram que os trabalhos atingiram apenas 66% do previsto para esse período, o que é insuficiente. A prefeitura solicita ainda a sinalização nos buracos abertos na Peru para evitar acidentes, principalmente à noite. "O atraso prolonga situações de riscos a pedestres que transitam pelas vias próximas às valas e prejudica os moradores que dependem para trafegar com seus veículos", explica Verçosa.

A Secretaria de Obras pediu que a construtora explique se vai precisar de mais tempo para terminar tudo e justifique a demora. O engenheiro responsável da Gaissler disse que não vai se pronunciar sobre o assunto por enquanto. A Peru está recebendo aterro e compactação de solo, calçada, paisagismo, asfalto e galerias pluviais.