Com atraso, trânsito é liberado na duplicação da avenida Juvenal Pietraroia
Empresa ganhou prazo até janeiro para realocar poste que ficou na via com as novas pistas, mas que não atrapalha fluxo de veículos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de dezembro de 2023
Empresa ganhou prazo até janeiro para realocar poste que ficou na via com as novas pistas, mas que não atrapalha fluxo de veículos
Pedro Marconi
Com quatro meses de atraso em relação à data divulgada pela própria prefeitura, e que estava no contrato, a duplicação da avenida Juvenal Pietraroia, na zona oeste de Londrina, foi liberada para os motoristas nesta semana. A via, que é a principal “porta de entrada” para os jardins Sabará, Columbia, Maracanã, Olímpico, João Turquino e Gleba Esperança, teve duas novas pistas construídas entre a marginal da PR-445 e a avenida Soiti Taruma.
As obras tiveram início em abril deste ano e o prazo para término era agosto. Entretanto, o município liberou dois aditivos de tempo: até setembro e outro que venceu em novembro. Nesta terça-feira (5), o Executivo autorizou a terceira prorrogação, retroativa a 19 de novembro, com validade até dez de janeiro.
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Os 53 dias a mais correspondem a serviços que foram executados nas últimas semanas para que fluxo de veículo fosse permitido e para finalizar a última intervenção relacionada à construção, mas que não compromete o trânsito. De acordo com a empresa responsável, que tem sede em Apucarana (Centro-Norte), falta apenas o deslocamento de um poste de sustentação, na esquina da Juvenal Pieatroia, a poucos metros do portão do sindicato dos metalúrgicos.
“(A mudança do poste) depende de aprovação de trâmites de cadastramento junto à Copel, assim para desligamento da rede e execução dos serviços. Além disso, houve condições climáticas instáveis e desfavorável para o bom andamento das execuções da referida obra neste período, impossibilitando os serviços para a conclusão da obra no tempo determinado”, justificou.
O poste estava instalado na calçada, mas com a readequação da via acabou ficando na rua, próximo ao meio-fio. Atualmente, a estrutura está sinalizada e isolada para evitar acidentes. As melhorias na avenida ao longo de oito meses também contemplaram a construção de uma ciclovia no canteiro central, nova iluminação, revitalização no sistema de drenagem, edificação de calçadas, com piso tátil e rampas acessíveis, e pintura de área de estacionamento nos dois sentidos da via.
ADEQUAÇÃO GEOMÉTRICA
Outras alterações foram a diminuição geométrica da rotatória da Juvenal Pieatroia com a Soiti Taruma e o deslocamento do alambrado de uma empresa, assim como o muro do sindicato dos metalúrgicos, para dar espaço as novas pistas e calçamento. “É uma obra que deve ajudar a diminuir as filas de veículos e facilitar o deslocamento, já que os carros tinham apenas uma pista para entrar e sair dos bairros. Nos horários de pico o fluxo é grande”, comentou o assistente de escritório Diego Dutra, que passa pela região com frequência. As intervenções custaram quase R$ 2,5 milhões.
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