Com quatro meses de atraso em relação à data divulgada pela própria prefeitura, e que estava no contrato, a duplicação da avenida Juvenal Pietraroia, na zona oeste de Londrina, foi liberada para os motoristas nesta semana. A via, que é a principal “porta de entrada” para os jardins Sabará, Columbia, Maracanã, Olímpico, João Turquino e Gleba Esperança, teve duas novas pistas construídas entre a marginal da PR-445 e a avenida Soiti Taruma.

As obras tiveram início em abril deste ano e o prazo para término era agosto. Entretanto, o município liberou dois aditivos de tempo: até setembro e outro que venceu em novembro. Nesta terça-feira (5), o Executivo autorizou a terceira prorrogação, retroativa a 19 de novembro, com validade até dez de janeiro.

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Os 53 dias a mais correspondem a serviços que foram executados nas últimas semanas para que fluxo de veículo fosse permitido e para finalizar a última intervenção relacionada à construção, mas que não compromete o trânsito. De acordo com a empresa responsável, que tem sede em Apucarana (Centro-Norte), falta apenas o deslocamento de um poste de sustentação, na esquina da Juvenal Pieatroia, a poucos metros do portão do sindicato dos metalúrgicos.

“(A mudança do poste) depende de aprovação de trâmites de cadastramento junto à Copel, assim para desligamento da rede e execução dos serviços. Além disso, houve condições climáticas instáveis e desfavorável para o bom andamento das execuções da referida obra neste período, impossibilitando os serviços para a conclusão da obra no tempo determinado”, justificou.

O poste estava instalado na calçada, mas com a readequação da via acabou ficando na rua, próximo ao meio-fio. Atualmente, a estrutura está sinalizada e isolada para evitar acidentes. As melhorias na avenida ao longo de oito meses também contemplaram a construção de uma ciclovia no canteiro central, nova iluminação, revitalização no sistema de drenagem, edificação de calçadas, com piso tátil e rampas acessíveis, e pintura de área de estacionamento nos dois sentidos da via.

Imagem ilustrativa da imagem Com atraso, trânsito é liberado na duplicação da avenida Juvenal Pietraroia
| Foto: Pedro Marconi

ADEQUAÇÃO GEOMÉTRICA

Outras alterações foram a diminuição geométrica da rotatória da Juvenal Pieatroia com a Soiti Taruma e o deslocamento do alambrado de uma empresa, assim como o muro do sindicato dos metalúrgicos, para dar espaço as novas pistas e calçamento. “É uma obra que deve ajudar a diminuir as filas de veículos e facilitar o deslocamento, já que os carros tinham apenas uma pista para entrar e sair dos bairros. Nos horários de pico o fluxo é grande”, comentou o assistente de escritório Diego Dutra, que passa pela região com frequência. As intervenções custaram quase R$ 2,5 milhões.

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