A Prefeitura de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) vai suspender o funcionamento das atividades não essenciais a partir de sexta-feira (31), às 22h, até o dia 2 de agosto. O decreto será publicado na quinta-feira (30). O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Onofre, nesta terça-feira (28), e ele relatou que não encara que está fazendo lockdown, conforme a própria página da prefeitura anuncia.

Imagem ilustrativa da imagem Com 30 mortes por Covid-19, Arapongas decreta 'lockdown' no fim de semana
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

“Vamos deixar mercado aberto, farmácia aberta, posto de combustíveis aberto. Não haverá bloqueio nas rodovias. É apenas uma maneira de ficar mais em casa e gerar a conscientização da população, para mostrar que a coisa está feia. Sei que a população cansou de ficar em casa e achou que acabou, mas não acabou”, destacou. Onofre apontou que a fiscalização será realizada pela Guarda Municipal e pela PMPR (Polícia Militar do Paraná). “Eles vão fiscalizar a cidade toda. Todos os empresários foram comunicados. Amanhã (quarta-feira, dia 29) terá reunião com donos de bares e restaurantes. Eles poderão trabalhar apenas com entregas”, destacou.

O prefeito explicou que a decisão foi tomada junto à secretaria municipal de Saúde e que, havendo necessidade, será imposta novamente. “Não foi uma decisão individual. Ela foi tomada em conjunto com a associação comercial, com os empresários. Nós só vamos fechar no sábado e domingo e vamos ver se tem resultado. Precisamos ver o que esse fechamento vai provocar na próxima semana. Que existe possibilidade de fechar mais dias, existe, mas precisamos aguardar resultados técnicos para determinar isso”, destacou Onofre. Segundo ele a medida visa tentar baixar a curva de transmissão da Covid-19 no município.

“Se não abaixarmos a curva, vamos ter outras situações de fechamento geral. Inicialmente será neste final de semana. Não haverá feiras livres e todas as atividades comerciais e templos religiosos estarão suspensos. Haverá fiscalização rigorosa. Temos notado que as recomendações de isolamento e distanciamento social, ou até mesmo o simples uso de máscaras, não têm sido acatadas o suficiente, por isso tomamos essa decisão”, afirma. Ele reforça ainda que, havendo descumprimento, os estabelecimentos estarão sujeitos a penalidades.

Segundo dados do dia 27, Arapongas possuía 1.165 casos confirmados e 28 óbitos. Havia 1.229 casos em isolamento social, 715 pessoas em investigação, 10 internados na enfermaria e nove internados na UTI. Outras 7.014 suspeitas foram descartadas e 696 pessoas foram curadas. Somente neste mês o número de óbitos aumentou de 6 para 28 (+366%). Ontem à tarde, porém, o prefeito anunciou mais dois óbitos, passando para 30 registros o que aumenta esse percentual para +400%. Ainda segundo dados do dia 27, o número de casos confirmados aumentou neste mês de 273 para 715 (+161,90%).

A secretaria de Saúde reforça a importância de que a população siga as orientações dos especialistas, mantendo os cuidados de higiene, usando máscaras e evitando aglomerações, inclusive em festas e confraternizações familiares.

ACIA

Ainda nesta terça, 28, Onofre esteve reunido com representantes da Acia (Associação Comercial e Empresarial de Arapongas). De acordo com informações da prefeitura, a presidente da entidade, Evelyse Segura, afirmou que a decisão é válida e não afetará bruscamente o comércio. “Será um fechamento neste final de semana, a fim de enfatizar a importância de se cumprir as recomendações em saúde. Acreditamos que tudo ocorrendo de maneira positiva, no próximo final de semana, que antecede o Dia dos Pais, poderemos manter nossas atividades comerciais, sempre zelando pela segurança e saúde dos lojistas e consumidores”, afirmou. A Folha tentou falar com a presidente da entidade, mas não obteve contato.

SERVIÇO:

Veja o que vai funcionar nos dias 01 e 02 de agosto:

- Farmácias

- Postos de Combustíveis (sem abrir lojas de conveniência)

- Estabelecimentos de Saúde

- Estabelecimentos que forneçam exclusivamente serviços de delivery – entrega domiciliar

- Mercados e supermercados