Colônia Italiana de Toledo inicia hoje Festa de São Pedro
Paulo Pegoraro
A colônia italiana de Toledo (45 quilômetros a oeste de Cascavel) inicia hoje a programação da Festa de São Pedro (Fiesta di San Pietro), evento anual liderado pelo Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, que se estenderá até o próximo final de semana. Durante a festa, que tem origem religiosa, são ressaltados componentes da cultura italiana com canto, dança e outras apresentações, e a gastronomia.
A festa da colônia italiana, etnia predominante entre os 90 mil habitantes do município, será iniciada com um desfile de carros antigos pelas ruas da cidade, e o lançamento da 1ª Olimpíada Italiana. Na sede do Círculo, à noite, será servido um brodo (ensopado à base de carne de frango). Amanhã haverá torneios de canastra, truco e quatrilho durante todo o dia.
Durante a semana serão exibidos filmes italianos. No próximo sábado haverá o concurso de polenta e o lançamento de um prato feito com leitão assado na estufa e recheado com polenta.
O presidente do Círculo Italiano, Jair Scarpatto, afirma que a Fiesta di San Pietro, realizada pelo terceiro ano consecutivo, já se confirma como um dos principais eventos da comunidade de Toledo.





