Colmeias de abelhas nativas sem ferrão do projeto Poliniza Paraná foram implantadas em mais dois municípios. Na sexta-feira (03) foi a vez de Maringá e, no sábado (04), de Campo Mourão, que teve seu parque urbano inaugurado. As ações integram as atividades da Semana do Meio Ambiente.

Os dois projetos são desenvolvidos pela Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) e o IAT (Instituto Água e Terra).

A instalação de colmeias com abelhas sem ferrão em áreas verdes, como os parques urbanos, tem o propósito de despertar a sociedade paranaense para a importância das abelhas, que desempenham o papel fundamental de polinização, e conscientizar sobre a preservação da biodiversidade.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, afirmou que elas prestam um serviço ambiental vital para a natureza.

“A nossa intenção é incentivar outros municípios a abraçar essa oportunidade de criar abelhas nativas sem ferrão”, disse. De acordo com o ele, tanto o projeto que prevê a construção de parques urbanos quanto a instalação de colmeias têm objetivos ligados à proteção do meio ambiente.

“O Poliniza Paraná já está sendo incorporado em locais onde estamos fazendo os parque urbanos para complementar esse serviço de proteção ambiental com o que as abelhas fazem diariamente a favor da natureza”, completou.

Entre os municípios que possuem parques urbanos concluídos ou em implantação, 23 já aderiram ao Poliniza Paraná e terão as colmeias instaladas nos novos espaços após as obras. Também há previsão de adesão mais 18 cidades.

MARINGÁ – Em Maringá, as colmeias estão instaladas no Parque do Ingá, que possui mais de 47 hectares de mata nativa remanescente e espécies de animais de vida livre, como aves, répteis e mamíferos silvestres.

Parque urbano em Campo Mourão com colmeias do projeto Poliniza Paraná
Parque urbano em Campo Mourão com colmeias do projeto Poliniza Paraná | Foto: Alessandro Vieira/Sedest/AEN

Em Campo Mourão, as colmeias de abelhas nativas sem ferrão foram instaladas no Parque da Pedreira – parque urbano inaugurado neste sábado. O espaço de 92 mil metros quadrados, localizado no bairro Jardim Modelo, apresentava áreas de erosão, corrigidas com as obras de R$ 2,3 milhões de investimentos.

O Paraná possui sete espaços em fase final de construção e outros 51 em execução ou em processo de licitação. (Com Agência Estadual de Notícias)