Coleta seletiva chega a 25% da população
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de setembro de 2001
Marcos Zanatta<BR>De Maringá 
Até o final desta semana pelo menos 25% dos moradores de Maringá terão o serviço de coleta seletiva, que vai cobrir cerca de 20 bairros nesta primeira etapa. Ontem os caminhões adaptados começaram a recolher o lixo reciclado na Zona 5, hoje o serviço vai para a Zona 7 e na sexta-feira para o Jardim Alvorada. ''Vamos atender cerca de 70 mil habitantes, que serão orientados a como proceder a seleção do lixo reutilizável e os dias de coleta em cada bairro'', explica o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Marino Gonçalves.
O lixo reciclável recolhido nos bairros tem destino diferente em cada setor da cidade. Tudo que é coletado no Conjunto Borba Gato e bairros próximos fica para a associação de moradores, que montou uma central para selecionar o material. O que os caminhões coletam na região da Zona 7 vai para uma cooperativa de catadores, formada por algumas entidades há pouco mais de um ano.
O material dos bairros de classe mais alta, como zonas 2 e 5, será destinado a outra cooperativa, que reúne cerca de 60 catadores que trabalhavam no lixão. ''Nossa meta é incentivar esse pessoal a fazer um serviço mais limpo e garantir uma renda maior'', explica Gonçalves. Ele não tem idéia do potencial que a coleta seletiva pode render, mas compara que o reciclável pode ser de 40% sobre o volume total.
Hoje os 12 caminhões convencionais coletam cerca de 300 toneladas ao dia, e cerca de 10% já é reciclado. Nos bairros onde o serviço ainda não está implantado, os moradores podem separar o material e quando tiver um volume expressivo ligar para o setor de coleta. O telefone é (44) 221-1544.


