Coleta de materiais recicláveis em Londrina será realizada sábado
Iniciativa é do Rotary Clube de Londrina Sul em parceria com a Sema; população poderá entregar eletrodomésticos e eletrônicos em geral
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de agosto de 2021
Iniciativa é do Rotary Clube de Londrina Sul em parceria com a Sema; população poderá entregar eletrodomésticos e eletrônicos em geral
Reportagem local
A Sema (secretaria municipal de Ambiente) e o Rotary Club de Londrina Sul vão realizar mais uma coleta de materiais recicláveis. A ação “Rotary Coleta” acontecerá neste sábado (21), das 9h às 16h, no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas, que fica na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza (zona sul). Assim como nas versões anteriores, esta acontecerá em formato de drive-thru, para que ninguém precise descer do carro ao entregar os itens.
O objetivo é oportunizar a entrega de materiais que podem ter o descarte correto, evitando que eles venham a parar em fundos de vale, quintais, calçadas ou em terrenos baldios. Isso porque, quando descartados de maneira incorreta, eles poluem o meio ambiente, ajudam a proliferar doenças como a dengue, zika e chikungunya, e animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões.
A população poderá entregar eletrodomésticos e eletrônicos em geral, como aparelhos de televisão, geladeira, micro-ondas e máquina de lavar, assim como celulares, pilhas, baterias de celular, chapas de raio x, óleo de cozinha usado, roupas, tecidos e calçados.
Todos os materiais serão selecionados e, quando em bom estado, serão destinados aos projetos sociais. Um deles ensina técnicas de artesanato e costura durante o curso profissionalizante no conjunto Aquiles Stenghel e o outro visa a promoção de bazares, por parte do Rotary, a fim de arrecadar fundos às demais ações sociais da entidade sem fins lucrativos. Já os materiais eletrônicos vão ao conserto e, quando isso não é possível, é feita a reciclagem.
“As pessoas têm se mostrado cada vez mais sensibilizadas com a destinação adequada dos resíduos. As campanhas ajudam a evitar que muitos materiais sejam encaminhados para disposições irregulares e para outras formas, que podem tanto custar mais caro para o meio ambiente e para os serviços de limpeza pública, quanto impactar negativamente a saúde pública”, observou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati. (Com informações do NCom)
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1