Colégio instalado em prédio histórico será restaurado
O Governo do Estado vai recuperar prédios históricos que abrigam 22 colégios instalados em várias cidades paranaenses. A secretária de Estado da Educação, Alcyone Saliba, já anunciou a lista de obras prioritárias dentro do programa de restauração, que terá recursos do Programa de Expansão, Melhoria e Inovação do Ensino Médio no Paraná (Proem).
São dez colégios estaduais, em precário estado de conservação e muitos em prédios antigos tombados pelo patrimônio histórico. Serão destinados R$ 5 milhões para a recuperação deles. Essas dez escolas foram apontadas como prioridade dentro do programa de restauração por estarem em situação mais crítica, de acordo com dados da Fundepar e da Secretaria de Estado da Educação.
No fim de semana passado, Alcyone fez, em Ponta Grossa, o lançamento da pedra fundamental do processo de restauração desses colégios. Dentro de dois meses, estarão concluídas as etapas de licitação, contratação e execução dos projetos de engenharia - que requerem trabalho cuidadoso por se tratar de uma restauração. Depois, a licitação e contratação das obras obedecem o prazo legal de três meses. Assim, as obras começarão em outubro. A expectativa é que estejam concluídas até o final do ano que vem. Algumas devem ficar prontas, no entanto, já no início do próximo ano. Uma escola já está com o trabalho de restauração em andamento desde o ano passado é o Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em Londrina.
Entre os dez colégios da primeira fase dos trabalhos, estão o Regente Feijó, de Ponta Grossa; o Hugo Simas, de Londrina; e o Instituto de Educação Caetano Munhoz da Rocha, de Paranaguá. Ainda como parte desta primeira fase, também foi anunciada a restauração dos colégios estaduais Mendes Gonçalves (Guaíra), Zulmira Mendes Silva (Cornélio Procópio), Eron Domingues (Marechal Cândido Rondon), D. Pedro II (Umuarama), João O. Gomes (Campo Mourão), Bartolomeu Mitre (Foz do Iguaçu) e o Colégio Estadual Cianorte (Cianorte).





