O Colégio Florestal Estadual Presidente Costa e Silva, de Irati (105 km a leste de Guarapuava) está com as inscrições abertas para o curso pós-médio de técnico florestal. O curso tem duração de três semestres e estágio profissionalizante. Ele é dirigido para estudantes com 2º grau completo, que poderão atuar nas áreas de conservação do solo, viveiros florestais, inventário florestal, silvicultura, mecanização florestal e extração e transporte de madeiras.
Com a implantação do Programa de Expansão e Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná (Proem), o Colégio Florestal é uma das poucas instituições de ensino no Estado que vai continuar oferecendo cursos profissionalizantes pós-médio.
Os próximos cursos profissionalizantes a ser implantados no Colégio Florestal devem ser os de ecoturismo e técnico em madeira’’.
Segundo o diretor Laércio Pereira de Oliveira, os cursos pós-médio são opções para quem procura uma profissão e precisa ser colocado com maior rapidez no mercado de trabalho.
‘‘Nem sempre o curso superior é possível. Com a implantação do Proem, vai sobrar muita clientela. Com isso, a necessidade de cursos profissionalizantes em nível pós médio’’, argumenta.
Oliveira também ressalta que a preocupação com o meio ambiente tem feito com que cada vez mais as empresas procurem por profissionais com aperfeiçoamento na área.
‘‘O técnico florestal não está trabalhando só em florestas. Boa parte das indústrias já está se conscientizando da importância desse tipo de profissional e já está procurando por ele’’.
O Colégio Florestal forma uma média de 70 profissionais por ano. Desse total, apenas 10% são mulheres. O técnico florestal além de auxiliar o engenheiro florestal, atua também em empresas reflorestadoras, desde a fase de produção de mudas até a extração da madeira, conservação do solo, controle de doneças e pragas, dendrologia (estudo das árvores), manejo da floresta, mecanização florestal , entre outras atividades. O Colégio Florestal também oferece internato para estudantes de outras cidades.

mockup