Colégio estadual de Londrina recebe apoio da Itaipu para projeto socioambiental
Comunidade do colégio Prof. Maria J.B. Aguilera recebeu copos personalizados e participou de uma palestra sobre conscientização ambiental
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de julho de 2024
Comunidade do colégio Prof. Maria J.B. Aguilera recebeu copos personalizados e participou de uma palestra sobre conscientização ambiental
Reportagem local
O Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, localizado no Conjunto Cafezal (zona sul de Londrina), recebeu, na última sexta-feira (26), 1.200 copos personalizados da Itaipu Binacional. Na entrega, alunos e professores participaram de uma palestra sobre conscientização ambiental.
A ideia do projeto surgiu quando a diretora da escola, Karina Mafra Furtado, ao perceber a precariedade dos bebedouros, organizou rifas para adquirir três novos aparelhos. Com a chegada dos bebedouros, a escola se deparou com um novo problema: a utilização de copos descartáveis geraria uma questão ambiental.
A solução surgiu após um encontro entre a secretária da escola, Poliana Santos, e o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, que aprovou a ideia de contribuir com copos reutilizáveis. “É uma iniciativa totalmente alinhada à missão da empresa, de gerar energia elétrica com responsabilidade social e ambiental, e para nós é muito gratificante ver esse tipo de iniciativa desde as escolas”, disse o diretor.
O que era para ser apenas uma questão de higiene (copos individuais para serem usados no bebedouro) se tornou, de acordo com a diretora, um projeto para conscientizar os mais de mil alunos sobre a importância da redução do uso de copos descartáveis e a diminuição da quantidade de lixo gerado pela escola.
“Os alunos são fundamentais para nos ajudar a cuidar do meio ambiente. Se eles evitarem o uso de copos descartáveis, já faremos uma grande diferença”, afirmou a assessora da Diretoria Geral da Itaipu, Zuleide Terezinha Maccari.
Durante a entrega dos brindes, foi enfatizada a importância de evitar o uso de produtos de plástico descartáveis, devido ao seu impacto no meio ambiente. Professores também abordaram a história da Itaipu e seu papel na produção de energia no Brasil e no mundo.
“A escola tem uma grande responsabilidade social. É um espaço de formação humana onde trabalhamos diversas habilidades, incluindo a consciência ambiental e o papel do indivíduo na sociedade e do respeito ao meio ambiente”, destacou a diretora da escola, Karina Mafra Furtado.
IMPACTOS DO PLÁSTICO
O plástico no meio ambiente afeta os oceanos, contribui com as emissões de gases de efeito estufa, impacta a saúde humana através dos microplásticos e leva centenas de anos para se decompor. Para mitigar esses impactos, é essencial reduzir o consumo de plástico, promover a reciclagem e incentivar o uso de materiais biodegradáveis.
(Com informações da Itaipu Binacional)