O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL (Universidade Estadual de Londrina) – Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão recebeu o certificado de Escola Diamante por ter alcançado o melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) do Paraná no Ensino Fundamental, em 2023. O reconhecimento foi concedido no I Seminário de Diretores, evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 17 e 27 de fevereiro.

O Ideb é um indicador federal que mede a qualidade da educação e é calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esse índice vai de 0 a 10 e é medido a cada dois anos. As notas mais recentes foram divulgadas em 2024 e reconhecidas no evento realizado em fevereiro. O Colégio de Aplicação da UEL foi avaliado em 7,4 para o 5º ano do Ensino Fundamental; 6,6 para o 9º ano, também do Ensino Fundamental; e 5,4 para o 3º ano do Ensino Médio, superando em todas as etapas as médias alcançadas pelas escolas do Brasil, Região Sul, Paraná e Londrina.

O atual diretor do Colégio, Ricardo Lopes Fonseca, que assumiu o cargo neste ano, esteve presente no Seminário. Tânia da Costa Fernandes, que dirigia a instituição até julho de 2024, reforça que o selo reconhece o trabalho desenvolvido no colégio. “Trabalho que promove pedagogicamente a produção de conhecimentos artísticos, científicos e culturais junto aos nossos estudantes. Trabalho que mantém e aprofunda a qualidade social da educação pública e gratuita, orientada sob os princípios e valores éticos que atribuem ao colégio de aplicação da UEL sua similaridade e pertencimento à está universidade”, destaca.

O Colégio é um órgão suplementar da UEL voltado para a educação básica e completa 65 anos em 2025.

(Com informações da Agência UEL)