Em reunião no final da tarde desta quinta-feira (18), o Coesp (Comitê de Operações Emergenciais da Saúde Pública) recomendou a manutenção das regras atuais e manter as praças de alimentação dos shoppings da cidade funcionando apenas em sistema de delivery. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito Marcelo Belinati já acatou a recomendação.

Imagem ilustrativa da imagem Coesp recomenda manter praças de alimentação de shoppings fechadas
| Foto: iStock

Conforme o secretário de Saúde, Felippe Machado, o Coesp entendeu que ainda não é o momento para reabrir as praças de alimentação dos centros de compras para consumo no local. "O Coesp entendeu tecnicamente que, por conta do momento epidemiológico que a cidade está, não é um momento de se ampliar nenhum tipo de medida que possa gerar movimentação de pessoas."

Conforme ele, o Comitê também levou em consideração o fato de que os meses de junho e julho tendem a ser meses de maior circulação viral e, consequentemente de aumento do número de pessoas doentes.

No último dia 10, a Secretaria de Saúde havia solicitado aos shoppings a apresentação de uma proposta mais detalhada para a reabertura das praças de alimentação, contendo medidas de contingência para evitar aglomerações. Machado afirmou que a nova proposta foi apresentada, mas o Coesp entendeu que a reabertura não era viável mesmo assim.