Coelha faz visita surpresa no HU
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de março de 2005
Jacira Werle<br> Reportagem Local 
A rotina de injeções, quimioterapia e remédios foi quebrada na tarde de ontem no Hospital Universitário (HU) de Londrina. Ora meio desconfiadas, cheias de curiosidade, porém com um riso fácil depois dos primeiros minutos, as quarenta e quatro crianças que estavam internadas receberam a visita de uma 'coelha'. Animadas por ela, as crianças brincaram, comeram bolo e ganharam ovos de chocolate na comemoração antecipada da Páscoa.
Tímida, no início, e com medo da coelha Giovana Souza Braz, 6 anos, se soltou tanto depois que foi capaz até de cantar para todos os amigos do hospital ouvirem. A mãe da menina, Valéria Souza Braz, ficou contente com a iniciativa da festa. ''Achei ótimo. Sei que eles não esqueçem da doença nunca mas é um momento em que os pequenos deixam de pensar um pouco que estão tomando remédios'', avalia. Giovana faz tratamento no HU há oito meses. Segundo a mãe, ela fica internada uma semana sim, e outra não.
Marilaine Pires Moraes, 8 anos, conta que ajudou a fazer os coelhos que enfeitam a ala pediátrica do hospital e a sala onde aconteceu a festa. ''Fiz vários. Peguei um molde de coelho e recortei o papel colorido'', conta. Marilaine está em tratamento no HU desde 2000. Sempre que fica internada, ela participa das atividades de recreação do hospital. ''Ela fica bem mais animada quando tem algo legal para fazer. Ela já conhece todo mundo aqui'', revela a mãe de Marilaine, Maria Vita Pires Moraes.
Segundos antes de assumir o papel de coelha, a voluntária Silvia Maria Argoni revelou que chocolates e simpatia são os dois segredos para conquistar as crianças. Na hora de desempenhar o papel, Silvia não poupou brincadeiras e não escapou de ter seu ''rabinho de coelha'' como alvo dos puxões da criançada.
A recreacionista do HU, Lúcia Brunelli diz que a visita da 'coelha' serve para que as crianças consigam se aproximar ao máximo da rotina que elas teriam se não estivessem internadas. Ela ressalta que a atividade também proporciona integração entre os funcionários, pacientes e residentes do HU. Todos os doces e chocolates da festa foram doados. Na próxima quinta-feira, as crianças vão receber outra visita: desta vez, de um 'coelho'.


