Os estados do Conselho de Desenvolvimento do Extremo-Sul (Codesul) - composto por Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - realizaram ontem a Operação Centopéia, de combate ao crime organizado e redução dos acidentes de trânsito.
Em barreiras nas capitais, cidades-pólos e estradas, os policiais vistoriaram veículos em busca de drogas e armas, checando também os chassis e documentos dos carros. Também foram distribuídos panfletos educativos. No Paraná, participaram da operação 650 policiais civis, militares, federais e rodoviários federais.
Segundo Germano do Nascimento Filho, coordenador da Polícia Civil do Paraná para o Codesul, a operação começou nos quatro Estados simultaneamente ao meio-dia, estendendo-se até o início da noite. ‘‘Essa é a 33ª ação conjunto dos estados, que vêm apresentando bons resultados, com a prisão de alguns criminosos, identificação de cargas e caminhões roubados nas barreiras’’, disse. O balanço da operação deve ser apresentado hoje.
Em Curitiba, foram implantados dez postos de fiscalização, sendo três nas estradas de acesso a cidade. No interior, foram montados duas barreiras, nas cidades onde estão as subdivisões das polícias.
Em Curitiba, a blitz deixou alguns motoristas irritados. ‘‘Sei que é para nossa segurança, mas atrapalha bastante o nosso trabalho’’, queixou-se o taxista Claúdio dos Santos. Mesma posição tem a enfermeira Lúcia Soares. ‘‘Para quem está atrasado, essas fiscalização é uma desgraça’’, reclamou.

mockup