Coas dá apoio a soropositivos
O sistema público de Foz do Iguaçu terá um centro especializado para orientação e apoio aos portadores do HIV (soropositivos). Foi aberto ontem o Centro de Orientação e Apoio Sorológico para a Aids (Coas) que começa a funcionar no Centro Regional de Especialidades.
O Coas é uma unidade de testagem anônima, de procura voluntária e que oferece diagnóstico sorológico do HIV e orientações. O novo serviço é sigiloso e gratuito.
O trabalho dos técnicos e médicos inclui aconselhamento para prevenção, além de traçar metas de prevenção através da mudança de comportamento ou práticas de riscos entre os soropositivos, além de atender à demanda espontânea para testagem.
O centro vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Enquanto esperam por atendimento, os pacientes vão assistir a fitas de vídeo e receberão folhetos com informações e conselhos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Foz do Iguaçu tem cerca de 400 portadores do vírus HIV. No entanto, os médicos acreditam que esse número não reflete a realidade e que há casos ainda não diagnosticados.





