Co-autor no crime do RU de Londrina é condenado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de maio de 2001
Edna Mendes De Londrina 
Pedro Fernandes Guerreiro Junior, 28 anos, foi condenado ontem pelo Tribunal do Júri de Londrina a 13 anos e seis meses de prisão pelo assassinato do estudante Luciano Alberto Novaes, morto em 1993, durante uma festa no Restaurante Universitário (RU). A decisão teve quatro votos favoráveis e três contrários. O julgamento durou 15 horas.
Como aguardava o julgamento em liberdade, Guerreiro vai continuar solto até que o Tribunal de Justiça confirme a sentença. O advogado dele, Antonio Carlos Andrade Vianna, disse que deve entrar hoje com recurso contra a decisão do júri. O primeiro julgamento de Guerreiro, que deveria ter acontecido em 9 de abril, foi adiado por causa de uma denúncia de tentativa de corrupção do júri.
Na época do crime, Cristian Schietti, então com 17 anos, assumiu a autoria do assassinato. Por ser menor, foi condenado a prestar serviços à comunidade. Entretanto, a arma, um revólver calibre 38, usada para matar Luciano, foi encontrada no apartamento de Guerreiro. A acusação acredita que Cristian, por ser menor, teria assumido o crime para livrar Guerreiro.
Luciano Novaes foi morto no final de uma festa promovida por alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Restaurante Universitário (RU). Segundo testemunhas, os três rapazes teriam brigado durante a festa e resolveram acertar as contas do lado de fora. A vítima foi atingida por dois tiros, mas apenas um acertou um de seus olhos. Na época, Luciano tinha 22 anos e sua morte causou grande repercussão. Guerreiro e Schietti fugiram para um sítio no distrito de Irerê, mas foram presos em flagrante.


