Imagem ilustrativa da imagem CMTU tem projeto para 'treinar' motociclistas no autódromo
| Foto: iStock

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) está formatando um projeto, que deverá ser lançado em fevereiro, voltado aos motociclistas. A ideia é que os pilotos possam tirar dúvidas e até ganhar mais confiança para sair nas ruas a partir de instruções da companhia. Os treinamentos irão acontecer no autódromo Ayrton Senna, na zona norte de Londrina.

Um agente de trânsito, com experiência em autoescola, será o responsável por repassar as informações. “Será para pessoas que já possuem habilitação. Não é curso de formação para novos motociclistas. Vai ser direcionado para quem já pilota há bastante tempo ou iniciantes. Vamos falar sobre regulagem de freios, aceleração, forma de conduzir a motociclista na pista, manobras, razão de usar capacete fechado, posicionamento ao entrar numa curva”, elencou Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU.

Especialista em gestão e planejamento de trânsito, Dalbem citou que é comum se deparar com a falta de habilidade de alguns motociclistas, o que se torna um risco a mais. Outros detalhes básicos podem ajudar a salvar vidas. “Parece que não, mas a roupa também é muito importante. O que vê da pessoa na moto é a largura do ombro, por isso, é necessário utilizar roupa clara, capacete de cor clara, para que chame a atenção”, observou.

A capacitação será gratuita e deverá ser agendada de forma on-line e com antecedência quando começar. A organização é para que os treinamentos ocorram de segunda a sexta-feira, com a iniciativa podendo ser adaptada a partir da aceitação.