A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) lançou licitação que visa contratar o serviço de confecção de projetos completos e aprovados para reforma e ampliação do Terminal Urbano Central de Londrina. O valor máximo é R$ 486 mil. Empresas e consórcios interessados deverão protocolar as propostas até 15 de janeiro, na própria sede da autarquia. Os envelopes serão abertos no mesmo dia.

Depois da assinatura da ordem de serviço, a contratada terá 90 dias para finalizar os documentos. A prefeitura assinou em janeiro de 2020 um convênio junto ao governo do Estado para realizar melhorias no espaço. A projeção de gastos é de R$ 3,8 milhões, dinheiro proveniente do Ministério do Desenvolvimento Regional, com contrapartida municipal.

Entre os projetos a serem elaborados estão de instalação elétrica, fibra ótica, sonorização de todo o ambiente, hidráulico - com troca das instalações de água potável hoje existentes em tubulações metálica -, e de sinalização e comunicação visual.

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Filipi Willy David da Silva passa pelo Terminal Central de segunda a sábado e chama a atenção para as placas dos pontos de ônibus. "Essas placas estão fixadas bem no meio do piso tátil. Para mim, isso parece muito errado. Acho que esse projeto de reforma deve considerar isso", diz.

Imagem ilustrativa da imagem CMTU lança licitação para projeto de reforma do Terminal Central
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A usuária Eliana Ferreira reclama do número de ônibus circulando e das goteiras no piso inferior nos dias de chuva. "Precisamos de mais veículos circulando e na questão estrutural acho que é preciso cuidar dessas infiltrações urgentemente. Já estava na hora de melhorar o Terminal", comenta. A mesma reclamação é feita por Talita Pardial. "A gente fica com medo porque é muita água da chuva que pinga do teto. Eles colocaram uma calha, mas não resolveu", diz.

Imagem ilustrativa da imagem CMTU lança licitação para projeto de reforma do Terminal Central
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

EM 1988

O terminal tem uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados e a intenção é que seja ampliada em mais 6,8 mil metros quadrados no piso superior. Por dia, cerca de 88 mil passageiros passam pelo local, que foi inaugurado em 1988.

Desde então, a última grande “novidade” implantada foi a instalação da escada rolante e do elevador, em 2004. A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) justificou que novas intervenções são necessárias para “promover melhores condições de conforto e segurança aos usuários e funcionários do transporte coletivo urbano através da modernização e revitalização da edificação.”

A ideia do poder público é que seja construída uma cobertura metálica entre toda a área entre as plataformas, com instalação de placas fotovoltaicas, igual ao que foi feito no terminal do Vivi Xavier, na zona norte. Além disso, os banheiros serão totalmente reformados e serão promovidos reparos na edificação já existente e nas juntas de dilatação. A companhia informou que durante as obras, os embarques e desembarques serão mantidos, inicialmente, no terminal.