CMTU investiga despejo de lixo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Reportagem Local 
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, está investigando o despejo de material eletrônico, incluindo restos de computadores e impressoras, em terrenos baldios da região Leste da cidade. A FOLHA publicou matéria denunciando o crime na semana passada. ''Estamos intensificando a fiscalização para localizar e punir os infratores'', afirmou o diretor de Operações da Companhia, Fabio Reali.
As primeiras peças foram encontradas no início da semana passada no prolongamento da avenida dos Pioneiros, próximo ao local onde está sendo construído o campus da Universidade Tecnológica Federal (UTF). No final de semana, outros componentes eletrônicos de computadores foram encontrados no final da rua Dom Fernando, na região da Cervejaria.
O diretor de Operações da Companhia informou que, em caso de identificação dos responsáveis e se o despejo ocorreu em área de preservação, o caso também será encaminhado ao Ministério Público do Meio Ambiente. ''Além da infração cometida por jogar lixo em espaço público, pessoas que trabalham com este tipo de material eletrônico sabem que não é um lixo comum e que precisa de um cuidado especial. O material deve ser encaminhado ao aterro sanitário, e a pessoa paga pela utilização do local'', disse ele.
Fábio Reali explicou que a multa pelo despejo de lixo em áreas públicas pode chegar ao valor médio de R$ 1.500,00. ''No entanto, se o caso ocorreu em área de preservação a multa pode ser muito mais salgada, além da responsabilidade por crime ambiental''.


