A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina) instalou, nas últimas semanas, semáforos em pelo menos quatro cruzamentos da região central da cidade. Três aparelhos foram colocados no cruzamento entre a avenida Juscelino Kubitscheck e a rua Chile. Conforme apontam moradores e comerciantes da região, as vias registram acidentes frequentes, que envolvem pedestres, motoristas e motociclistas.

“Agora não vejo mais tantos acidentes por aqui, mas acho que instalar os semáforos vai ser bom, porque já teve muito. O trânsito também vai ficar mais organizado e pode até ajudar a gente que tem loja na região”, aponta um comerciante da região que pediu para não ser identificado.

Como pedestre, o estudante Eduardo Lima relata que se sente mais seguro para atravessar vias quando há semáforos. “A gente consegue atravessar a rua sem medo que vão avançar ou aumentar a velocidade”, explica.

Apesar de a mudança fornecer mais segurança aos pedestres, os transeuntes ainda precisam ficar atentos, já que o cruzamento não conta com faixas para que possam atravessar as pistas.

A reportagem pediu informações para a CMTU, que se limitou a informar que será realizada uma entrevista coletiva nesta semana para falar sobre o funcionamento nesta localidade.

Imagem ilustrativa da imagem CMTU instala novos semáforos na região central de Londrina
| Foto: Caroline Knup

OUTRAS LOCALIZAÇÕES

Além dos equipamentos instalados na avenida JK e na rua Chile, a CMTU está testando semáforos no cruzamento da avenida Duque de Caxias com a rua Jorge Velho. Um dos objetivos da ação é reduzir as filas, que se formam, especialmente, nos horários de pico.

Já o cruzamento das ruas Goiás e Belo Horizonte está sendo preparado para receber os equipamentos de sinalização. No local estão instalados postes, que devem receber os semáforos em breve, assim como no cruzamento com a Paranaguá.

A doutoranda em matemática Mariana Innocenti mora na rua Santos e defende que os semáforos deveriam ser instalados no cruzamento da via com a rua Goiás. "Existe o semáforo da rua Goiás com a avenida JK e um semáforo no cruzamento da Higienópolis com a Goiás, um quarteirão para frente de onde pretendem colocar esses novos semáforos. Entre os dois semáforos que já existem, são três ruas: a Paranaguá, a Santos e a Belo Horizonte. Para mim, se tivesse um semáforo no meio, seria mais útil", argumenta.

A estudante conta que nunca viu um acidente no local de instalação dos novos semáforos e que os equipamentos poderão trazer benefícios "somente nos horários de pico, já que o movimento fica mais intenso".