Passados 30 dias desde que a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) iniciou o serviço de limpeza de terrenos particulares em Londrina, em 20 de janeiro, o número de áreas atendidas chegou a 232. Além da quantidade de locais que ficaram livres do mato alto, esse resultado representa o total de proprietários autuados até agora de acordo com o Código de Posturas da cidade, Lei nº 11.468/2011.

A legislação determina que, expirado o prazo concedido na notificação emitida pelo Município, cuja publicação ocorreu na imprensa oficial e em jornal de grande circulação, no início de janeiro, todo lote privado deve ser mantido em boas condições de asseio e conservação. Quem desrespeita a norma está sujeito à multa de R$ 2,00 por metro quadrado não roçado, mais R$ 0,46 pelo trabalho executado em cada metro e uma taxa de 10% sobre o valor dos serviços.

Divulgado nesta quarta-feira (23), o balanço da CMTU aponta ainda que 160 terrenos foram alvo de denúncia de moradores, mas não puderam ser acessados pelas equipes de limpeza no momento da fiscalização. Em casos assim, em que os espaços são murados ou cercados, a companhia expede um aviso individual ao responsável, comunicando a necessidade de manutenção e alertando sobre a imposição da multa.

O diretor de Operações da CMTU, Álvaro do Nascimento, explica que, de janeiro para fevereiro, a metragem máxima prevista no contrato com a terceirizada que realiza o trabalho foi ampliada de 50 mil para 90 mil m². Esse aumento da metragem será mantido em 90 mil m² até, pelo menos, o mês de abril. O aumento visa acompanhar a alta nas reclamações, já que, com as temperaturas elevadas e as chuvas constantes dessa época do ano, o mato cresce de modo mais acelerado.

Nascimento conta que as queixas são recebidas de diversos pontos da cidade e, em função disso, a CMTU está priorizando uma logística que executa a ação em vários terrenos de uma mesma localidade. “Nosso objetivo é atender o bairro todo, por isso solicitamos a paciência da população até chegarmos a determinada área. As atividades têm ocorrido continuamente, mas a demanda também é alta”, informou.

No ano passado, 600 mil m² de áreas particulares foram roçadas pelo Município, totalizando 752 terrenos atendidos. Nesta semana, o serviço contempla os jardins Colúmbia A, B, C e D; Olímpico, Maracanã, Parque Universidade 1 e 2, todos localizados na região oeste de Londrina. A população pode auxiliar os trabalhos de fiscalização com o registro de denúncias. O atendimento na CMTU ocorre pelo telefone (43) 3379-7900, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.