O presidente da CMTU, Wilson Sella, afirma que o respeito às leis que restringem o tráfego de motos e bicicletas pelas alamedas e a obrigatoriedade de coleira e focinheira para cachorros no Zerão deve partir de uma conscientização dos frequentadores. ''Sinalização nas pistas, tem. Lei que estabelece moldes para conduzir cães, também (no Código de Postura do município). A população precisa ter isso em mente. Só fiscalização não resolve'', diz o presidente.
Segundo Sella, a CMTU não tem condições de oferecer atenção específica ao Zerão. ''Existe uma equipe que vai ao local diariamente, mas é claro que não fica lá 24 horas por dia. É preciso lembrar que Londrina tem mais de 30 praças e locais de lazer, e o Zerão é um deles'', afirma.
Sella explica que a CMTU recebe reclamações constantes sobre cachorros que são levados para passear sem coleira ou focinheira, e sobre o som alto nos finais de semana. ''Nestes casos, só podemos fazer alguma coisa se tivermos o flagrante. O problema é que a população costuma se queixar no dia seguinte. É essencial denunciar à CMTU ou à Polícia na hora em que o fato acontece'', orienta o presidente.
Preocupada com o clima de insegurança que assolou o Zerão durante toda a semana, a Polícia Militar promete um esquema especial de segurança para o espaço neste sábado e domingo. Segundo o comandante do 5º Batalhão da PM (BPM), tenente-coronel Rubens Guimarães, o efetivo que era disponibilizado para o local será reforçado.
''Além do policial que faz a ronda no local, será deslocado mais um. O setor de trânsito também realizará blitz para coibir o som alto. Além disso, os veículos que já transitavam pelo Zerão, como a RONE e a viatura ostensiva, mais os oficiais a cavalo, passarão pela região mais vezes durante o dia'', afirma Guimarães.

mockup