CMTU descarta nomeação de agentes neste ano
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Celso Felizardo<br>Reportagem Local 
Londrina Quarenta agentes de trânsito aprovados em um concurso público realizado em 2011 e que aguardam nomeação não serão chamados neste ano, apesar do deficit no setor. A informação foi dada ontem pelo presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Alberto Geirinhas, durante a posse do novo diretor de Trânsito da companhia, Arnaldo Sebastião.
Atualmente, são 45 profissionais nas ruas, sendo que o ideal seria 320 para uma cidade do porte de Londrina. A CMTU planeja encerrar a atual gestão com pelos menos 150 agentes, porém o desejo esbarra na falta de orçamento. Geirinhas descartou contratações neste ano, pois custariam R$ 200 mil mensais aos cofres da Prefeitura. "Não temos dotação orçamentária, portanto só estamos contando com este reforço a partir de 2014", expôs.
O diretor de Trânsito é major da reserva do Corpo de Bombeiros, tem 52 anos e é advogado. Ele substitui Diógenes Gonçalves, que estava no cargo desde a administração passada e pediu dispensa no fim do mês passado.
Sebastião foi diretor de Trânsito em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) durante quatro anos. Segundo Geirinhas, a experiência de Sebastião será de grande valia para o planejamento das ações. "Reduzir os acidentes é nossa prioridade. Junto a esta meta, vamos procurar soluções para os problemas de mobilidade."
Na terça-feira, Sebastião tem reunião marcada com a equipe técnica para planejar estratégias para o restante do ano. "Como bombeiro, sempre chegava depois das ocorrências vendo o sofrimento das famílias. Agora, quero trabalhar na prevenção, com campanhas educativas constantes", destacou. Ele alerta, porém, que o sucesso vai depender do envolvimento da comunidade. "O trânsito não pode ser encarado como problema a ser resolvido apenas pelo poder público. Esperamos contar com a ajuda de clubes de serviços, escolas e outros voluntários".
Leia também:
- Secretaria oferece inspeção veicular gratuita


