A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) abre nesta segunda-feira (19) as inscrições para pessoas físicas interessadas em comercializar produtos no entorno dos cemitérios durante o Dia de Finados. O credenciamento segue até o dia 27 de outubro e, por causa da pandemia do coronavírus, o número de vagas foi reduzido de 370 para 136.

Imagem ilustrativa da imagem CMTU começa nesta segunda cadastramento de ambulantes para Finados
| Foto: Vivian Honorato - N.com

Outra regra é que cada vendedor poderá adquirir somente um espaço e as áreas concedidas serão delimitadas por espaçamento de seis metros lineares. Outra mudança é a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel 70% e a orientação para que os ambulantes evitem aglomerações. A autorização permite que as vendas sejam iniciadas já no final de semana que antecede o feriado.

Entre os itens que podem ser vendidos estão flores naturais, velas, fósforos, água mineral e refrigerante em lata. Bebidas alcoólicas, produtos derivados do tabaco, flores artificiais e artesanais estão proibidos.

A documentação exigida para a obtenção de licença inclui cópia da cédula de identidade e CPF, cópia de comprovante de residência em Londrina e requerimento protocolado na CMTU. Como a comercialização de alimentos ao ar livre foi vetada, para evitar disseminação do Coronavírus, fica dispensada a apresentação de licença sanitária.

A taxa para a emissão da licença está fixada em R$ 152,28 e dá direito ao alvará de comércio ambulante para espaço de 2 m² por credenciamento e tarifa de licença para ocupação de áreas públicas.

CEMITÉRIOS

Localizado no Centro, o Cemitério Municipal São Pedro tem 52 vagas disponíveis. Vale lembrar que os trabalhadores que optarem pelos espaços situados na entrada da rua Alagoas não poderão atuar no domingo, 1° de novembro, no período das 4h às 14h, em razão da feira livre realizada no local.

O Cemitério Padre José de Anchieta, no Jardim Ideal (zona leste), tem 41 vagas para o credenciamento. Já o Cemitério Jardim da Saudade (na Avenida Saul Elkind, zona norte)) conta com 20 espaços; o João XXIII, no Jardim Higienópolis (área central), com 18; e o São Paulo, no Conjunto do Café (zona leste), com cinco.

“Em 2020, em decorrência dessa nova realidade, não ofertamos licenças para o Dia das Mães ou o dos Pais. Dessa vez, no entanto, lançamos o edital para auxiliar quem deseja complementar a renda, mas contamos com contribuição de todos no enfrentamento à pandemia”, ressalta o coordenador de Espaço Público da CMTU, Wilson da Silva. (Com informações do N.Com)

SERVIÇO - O edital de cadastramento pode ser conferido no site www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Dúvidas podem ser tiradas na Coordenadoria de Espaço Público da companhia, que atende pelo telefone 3379-7941 ou, ainda, no e-mail [email protected].