A FOLHA lançou mais uma edição do podcast Clube de Leituras Vestibular UEL 2021/2022, cuja finalidade é convidar especialistas para comentar as obras literárias escolhidas para a prova do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina. Nesta edição, foi discutido o livro A Palavra Algo, da escritora paranaense Luci Collin.

Imagem ilustrativa da imagem Clube de Leituras Vestibular UEL discute 'A Palavra Algo'
| Foto: Roberto Custódio

A obra foi discutida por Layse Moraes, jornalista, mestre em Estudos Literários pela UEL e doutoranda em Letras pela mesma universidade. “Ela é uma voz que se destaca no cenário contemporâneo e ainda mais por ser paranaense, não à toa, está na lista do vestibular. Ela tem uma obra extensa, são mais de 20 obras publicadas e transita por vários gêneros literários, mas ela escreve principalmente poesia e contos”, comenta. Moraes pesquisa a poesia contemporânea de autoria feminina e analisou a obra na edição.

Collin nasceu em Curitiba, estudou piano, percussão, Letras e foi professora do Departamento de Letras Estrangeiras da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A obra escolhida para os vestibulares da UEL e UEM (Universidade Estadual de Maringá) venceu o segundo lugar do Prêmio Jabuti de 2017.

Entre as características da obra, Moraes destaca a intertextualidade nas poesias, em que a autora brinca com referências de outras obras conhecidas. A doutoranda também indica um poema específico que está interligado a questões muito presente no momento. Outra dica está no próprio nome do livro.

“A Palavra Algo já nos dá uma pista imensa do que vai ser apresentado para gente. ‘Algo’ é um pronome indefinido, diz sobre uma coisa indeterminada, o título nos dá uma pista que ali no livro ela vai tratar de coisas que nos escapam, mas que é perseguido via palavra, via linguagem”, menciona.

O livro foi publicado em 2016, por se tratar uma obra recente há o obstáculo de ainda ter poucas análises sobre a obra. “Eu acho que esse é o grande desafio quando a gente fala de literatura contemporânea. Ela ainda está sendo descoberta”, comenta.

Collin usa referências de outros autores e brinca com a intertextualidade para conduzir para uma mensagem única. Poesias como Deveras, Deserto e Howcool foram lidas na edição e comentadas pela especialista.

O Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022 é um projeto da FOLHA que conta com edição de podcasts e um grupo de discussão no Telegram. No canal é disponibilizado um formulário para quem quer participar dos sorteios dos livros que são realizados na publicação de cada nova edição, os nomes premiados são divulgados no podcast.

SERVIÇO

Para participar das discussões no canal do Telegram, basta acessar o link que leva ao aplicativo. Essa e outras edições do podcast estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify e SoundCloud.

Imagem ilustrativa da imagem Clube de Leituras Vestibular UEL discute 'A Palavra Algo'
| Foto: Folha Arte