Contos Novos é a oitava obra comentada entre as dez exigidas no processo seletivo da UEL
Contos Novos é a oitava obra comentada entre as dez exigidas no processo seletivo da UEL | Foto: Reprodução

Chegando na reta final, o Clube de Leitura da FOLHA comenta Contos Novos, de Mário de Andrade, em podcast dedicado às obras literárias exigidas no Vestibular 2021 e 2022 da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Esta é a oitava obra comentada entre as dez exigidas no processo seletivo. O projeto visa discutir a leitura com especialistas como forma de apoio aos candidatos e a todos os amantes de literatura.

A oitava edição teve como convidado o escritor, poeta e dramaturgo, Ricardo Augusto Lima. “Contos Novos é uma obra publicada postumamente em 1947, Mário morre em 1945 e deixa inacabado esse projeto de reunir, de reescrever, uma série de textos que eram particularmente especiais para ele. Alguns deles, com tema um pouco espinhoso, muito pessoais, a gente até vê uma espécie de alter ego do autor”, conta o escritor, que também é doutor em Estudos Literários, pós-doutor em dramaturgia contemporânea e professor de Teoria Literária, na UEL.

A obra conta com nove contos e personagens repetidos aparecem nas histórias, que são independentes, porém, com certa ligação, como explica o professor. “Quatro contos são em primeira pessoa, mas mesmo aqueles que são em terceira pessoa, a gente percebe um tom intimista. A gente pode dizer que existe uma voz única em todos esses nove textos, não chega a ser uma voz nítida, mas em todos existe uma certa atmosfera em comum e são interligadas por meio do personagem Juca”, menciona.

Juca é a personagem por qual se manifesta o alter ego do escritor, retratando particularidades da personalidade de Mário de Andrade. “A questão da castração familiar, do pai severo, você ser vítima de uma sociedade patriarcal, isso fica muito claro nos contos de Mário de Andrade, principalmente em Contos Novos, e a gente percebe certa sexualidade ambígua”, menciona o professor.

Lima relata que grande parte dos contos foram publicados em revistas, jornais e coletâneas antes de serem incluídos em livro pela editora, o único conto que não é publicado antecipadamente à obra é Frederico Paciência. A justificativa é que o conto específico tratava de um tema muito pessoal e espinhoso.

“O tema do Frederico Paciência é um adolescente que descobre ali a sua sexualidade de uma forma não heteronormativa, não se percebe como perpetuador de uma certa masculinidade, então vejam, ele tá tratando desse tema na década de 1940”, explica o professor.

A análise completa realizada pelo professor pode ser ouvida no oitavo episódio do podcast Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022, da FOLHA. Os áudios estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Spotify e SoundCloud.

O Clube também conta com um grupo no Telegram. Os livros lidos são sorteados aos participantes do grupo. Participe por meio do link: t.me/joinchat/QrI2OhxM3PXu7UOPknmceA

Lista de obras para os Vestibulares da UEL - 2021 e 2022

LIVROS COMENTADOS:

Agualusa, Jose Eduardo. O vendedor de passados. São Paulo: Tusquets, 2018.

Andrade, Mário de. Contos novos. Nova Fronteira, 2015.

Barreto, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Martin Claret, 2011.

Branco, Camilo Castelo. Amor de perdição. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

Collin, Luci. A palavra algo. São Paulo: Iluminuras, 2016.

Guarnieri, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

Jesus, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2019.

Matos, Gregório de. Poemas escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LIVROS QUE SERÃO ANALISADOS:

Scliar, Moacyr. Histórias que os jornais não contam. Porto Alegre: LPM editores, 2017.

Azevedo, Aluísio. Casa de pensão. São Paulo: Martin Claret, 2013.