Civil investiga falsificação de identidade
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de abril de 2001
Gilmar Agassi De Cascavel
A Polícia Civil de Corbélia (24 Km ao norte de Cascavel), investiga a atuação de uma quadrilha que estaria falsificando cédulas de identidade na região. As primeiras suspeitas aconteceram quando o delegado Pedro Zambom recebeu denúncias de que um comparsa do traficante Fernandinho Beira-mar havia conseguido um RG falso em Corbélia.
Pedro Zambom afirma que a denúncia ainda não foi confirmada, mas que existem fortes indícios da atuação da quadrilha em outras cidades como Ibema e Lindoeste. Disse, que a Justiça já expediu mandado de prisão preventiva contra o funcionário público Adauto dos Santos, 33 anos, que era responsável pela emissão de RG, Carteira de Trabalho e Reservista Militar, em Corbélia. Adauto conseguiu fugir e está sendo procurado pela polícia.
O delegado acrescenta que além da denúncia sobre o comparsa de Fernandinho Beira-mar, outras evidências sobre as falsificações foram descobertas pelo assessor de gabinete da prefeitura, Ricardo Sedlacek. Há cerca de uma semana, uma correspondência destinada ao setor de identificação acabou sendo entregue, por engano, em seu gabinete. Ele decidiu abrir e encontrou uma certidão de nascimento de uma pessoa nascida em Nova Aurora, uma cédula de identidade em branco e quatro fotos. A correspondência foi enviada ao Ministério Público que constatou se tratar de uma certidão de nascimento falsa.
O chefe regional do Instituto de Identificação, Josmar Silva dos Santos, elaborou um relatório que está sendo enviado para Curitiba. Ele completa que todos funcionários que estão sendo investigados deverão permanecer afastados de suas atividades enquanto estiverem sendo investigados. Em virtude dos acontecimentos, o setor de identificação de Corbélia e Ibema foram lacrados.