Aproximadamente 500 pessoas estão desabrigadas em Ciudad del Este, no Paraguai, fronteira com Foz do Iguaçu, devido a enchente do Rio Acaray, um dos afluentes do Rio Paraná. No bairro San Rafael, o mais atingido, dezenas de casas estão inundadas e algumas submersas. O nível do rio está seis metros acima do normal.
Os bairros San Agustinho, San Juan e Remansito também foram atingidos pela enchente. A Cruz Vermelha está realizando uma campanha de vacinação na cidade para prevenir tétano, difteria, sarampo e outras doenças.
Anteontem, o escritório da Cruz Vermelha em Ciudad del Este decretou estado de ‘‘alerta vermelho’’, que significa situação de perigo máximo. Segundo a presidente do órgão na cidade, Yolanda Aguilar, algumas famílias perderam tudo.
‘‘Se a Itaipu tivesse alertado que abriria as comportas no início da semana, essa situação caótica poderia ser, pelo menos, amenizada. Ainda teve aquele temporal de domingo que piorou ainda mais a situação. Esse é um problema social que precisa da colaboração de toda a comunidade para ser resolvido’’, disse Yolanda.
Um dos fatores de risco, principalmente no bairro San Rafael, próximo ao centro comercial de Ciudad del Este, é o acúmulo de lixo. O leito do rio é utilizado para despejo de lixo recolhido por alguns comerciantes.
Segundo o prefeito Juan Carlos Barreto, os moradores do bairro San Rafael já foram retirados do local e transferidos para uma área de cinco hectares. ‘‘Mas eles acabam voltando por causa da proximidade do bairro com o centro comercial’’.

mockup