Imagem ilustrativa da imagem Circuito Pé Vermelho de Bike é apresentado em Ibiporã
| Foto: Divulgação - Comunicação PMI - - Circuito Pé Vermelho

Ibiporã - O Circuito Pé Vermelho de Bike, rota de cicloturismo que vai passar por Londrina, Ibiporã, Arapongas, Rolândia, Cambé, Jataizinho e Tamarana, foi apresentado recentemente na Prefeitura de Ibiporã. O objetivo do evento é ser um atrativo turístico permanente de divulgação do Norte do Paraná e das suas belezas naturais, históricas, culturais e religiosas.

A meta dos organizadores, que estão especificando toda a infraestrutura necessária, em parceria com os municípios, é atrair turistas de outros estados e dessa forma movimentar a economia ligada a esse segmento – restaurantes, bares, pousadas, comércios rurais e de produtos caseiros, associações de artesanato, hotéis, fabricantes de bicicletas, fornecedores de peças e prestadores de serviço.

A rota terá 285 km de extensão e percorrerá estradas rurais, trilhas, morros e cachoeiras. Serão sugeridos roteiros com duração de 5 a 7 dias para se fazer a volta completa, seguindo o modelo de outras rotas mais conhecidas de mountain bike, como o Caminho da Fé (interior de São Paulo e Minas Gerais), Caminho do Sol (São São Paulo) e o Vale Europeu (Santa Catarina).

“Pretendemos fomentar o turismo através do esporte. Além disso, será uma oportunidade de negócio para o produtor rural, que poderá oferecer café colonial, produtos da sua propriedade, hospedagem, almoço, passeios, trilhas e vender artesanato”, disse a coordenadora de projetos do Circuito Pé Vermelho, Patrícia Oliveira, de Londrina.

Para o prefeito de Ibiporã, José Maria, a proposta "vem ao encontro de um dos objetivos da nossa administração, que é divulgar o potencial que tem a nossa área rural e fomentar negócios que permitam a ampliação da renda de famílias ligadas à agricultura familiar e ao turismo rural”.

A meta é que a rota seja lançada em 2022, quando já estiver aprovada a lei estadual que cria esse novo atrativo no Paraná e toda a infraestrutura de apoio e sinalização já tiver sido implantada pelas prefeituras e pelos organizadores. Como o circuito será auto-guiado, os municípios terão que instalar placas de orientação ao ciclistas ao longo de todo o percurso, além de bebedouros a cada 30 quilômetros. Em Ibiporã, por exemplo, serão cerca de 60 placas de sinalização turística e de trânsito. Aqui o percurso passará, por exemplo, pelo Morro do Guarani (ponto mais alto do município), por capelas que integram o Circuito das Capelas, por matas, cachoeiras e pelo Rio Tibagi.

DIVULGAÇÃO

Todas as informações, mapas, dicas culturais e turísticas das cidades que integram o Circuito Pé Vermelho serão reunidas em um site que está em fase final de implantação. Os organizadores da rota criaram uma associação com pessoa jurídica para poder estabelecer parcerias e firmar contratos. Por enquanto, a principal forma de divulgação do grupo são os perfis nas redes sociais, onde publicam várias fotos dos percursos: https://www.instagram.com/circuito_pe_vermelho/ ,

https://www.facebook.com/cicloturismopevermelho/ (Com informações da Prefeitura de Ibiporã)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1