Vânia Moreira
De Umuarama
O Secretário do Meio Ambiente, Hitoshi Nakamura, o prefeito Flávio Vieira (PFL) e o diretor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), Gastão de Souza Mesquita, assinaram sábado à tarde, em Cianorte (87 quilômetros a nordeste de Umuarama), a escritura de doação de 330 hectares de matas nativas que circundam a cidade, o chamado Cinturão Verde.
A CMNP doou a área ‘‘nobre’’ do cinturão ao município em troca de autorização para desmatar e lotear outros 148 hectares que estão devastados, correspondentes a 35% da área total. Também poderá desmatar 83 hectares de matas na zona rural do município. A área doada foi transformada em parque ecológico municipal, o Parque Cinturão Verde. Ano passado, a prefeitura construiu uma pista de caminhadas margeando o bosque. Outras melhorias serão feitas agora como cercas de isolamento, contratação de vigias e outros projetos de preservação.
Nakamura considerou o acordo, criticado por alguns ambientalistas, como uma solução inteligente para conter a devastação da mata. ‘‘Se continuasse como estava, a mata inteira poderia desaparecer. Agora, o município terá condições de preservar esta área e aproveitá-la como centro de lazer para toda a comunidade’’, disse Nakamura. Para o secretário, o acordo pode servir de exemplo para outros municípios.
Há 20 anos, Cianorte tentava resolver o problema do cinturão que estava sendo devastado pela ocupação urbana. Quase a metade dos 600 hectares foi destruída por queimadas e invasões. O município não investia na preservação da mata por ser propriedade particular e não tinha recursos suficientes para comprar a área. A CMNP também não queria abrir mão de um patrimônio valioso sem receber nada em troca. ‘‘A saída foi propor um acordo, no qual ambas as partes cederam um pouco’’, disse o prefeito Flávio Vieira.
Com a doação e criação do parque municipal, a prefeitura passa a receber ICMS ecológico pela preservação da área e pode buscar também outras verbas e doações. Vieira anunciou que vai criar uma lei vinculada a aplicação da verba do ICMS ecológico exclusivamente no Parque Cinturão Verde. ‘‘Contamos com o apoio da Câmara para aprovar esta lei e evitar que administrações futuras desviem as verbas para outros fins. Políticos e lideranças da região acompanharam a solenidade de assinatura da doação e lançamento do parque, realizada na saída para o Distrito de Vidigal. Depois da solenidade, Nakamura ajudou estudantes a plantar mudas de peroba-rosa no parque.