Moradores de Bela Vista do Paraíso (Região Metropolitana de Londrina) foram para as redes sociais lamentar a onda de furtos que o cemitério municipal, o único da cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, vem sofrendo. Segundo a prefeitura, foram três ocorrências em apenas duas semanas. A estimativa é que cerca de 50 túmulos tenham sido violados.


De acordo com o diretor do Departamento de Administração da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso, Edson Hipólito Gonçalves, o prejuízo maior foi registrado na madrugada desta quinta-feira (19). "Os bandidos sempre preferem peças de bronze, que depois são recicladas e vendidas. Vão arrancando uma aqui, outra ali, até deixarem todos os jazigos praticamente sem nenhum item de decoração", disse.

Imagem ilustrativa da imagem Cinquenta túmulos são furtados em cemitério de Bela Vista do Paraíso
| Foto: Reprodução/Facebook

Apesar de não ter muitos detalhes sobre quem são os criminosos, Gonçalves acredita que "três pessoas" tenham furtado o cemitério. Ele registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que deve investigar os crimes. A reportagem não conseguiu contato com o delegado do município, Marcos Rubira, para saber se algum inquérito já foi instaurado.

Imagem ilustrativa da imagem Cinquenta túmulos são furtados em cemitério de Bela Vista do Paraíso
| Foto: Reprodução/Facebook


"Os furtos acontecem durante a noite. Nessa madrugada, uma vizinha ligou para a polícia, mas eles não chegaram a tempo. Ela disse que viu gente saindo do cemitério. Esses criminosos são profissionais. Nunca tinha acontecido algo assim", explicou.


O diretor disse que o cemitério não tem vigilantes. Apenas três coveiros trabalham no local. Por causa das invasões frequentes, a prefeitura pensa em providenciar mais segurança. "O muro não tem dois metros de altura. Trancamos os portões no período noturno, mas o pessoal pula e entra com facilidade. Vamos estudar a possibilidade de colocar um guarda para tentar amenizar essa situação", completou.