Imagem ilustrativa da imagem Cinema e diversão para crianças e adolescentes do Nuselon
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A segunda-feira (11), véspera do Dia das Crianças, ficou marcada de uma forma especial para cerca de 30 crianças e adolescentes atendidos pelo Nuselon (Núcleo Social Evangélico de Londrina). O grupo assistiu a uma sessão de cinema, seguido de um show de mágicas e ganhou lanches na praça de alimentação.

“Está tudo muito legal. Estou curtindo a ideia de comer um lanche no shopping. Fazia muito tempo também que eu não ia no cinema”, comentou uma adolescente, de 15 anos. A oportunidade de ir ao Shopping Aurora e se divertir de uma maneira diferente é algo realmente especial para esses meninos e meninas que vivem na instituição filantrópica, em situação de risco social. Até porque muitos estavam há meses sem passear por conta da pandemia de coronavírus.

“Nossa ideia é fazer um Dia das Crianças mais feliz. Com a pandemia, essas crianças e adolescentes não têm saído do lar e muitas iniciativas sociais deixaram de acontecer, de ajudar a instituição”, conta o diretor do curso Prime, Marcio Barbieri, que já conhecia o trabalho do Nuselon e envolveu os alunos e parceiros na ação social. “Podemos dizer que 98% dos nossos alunos vão prestar vestibular para medicina e é muito válido prepará-los além do ensino de alto desempenho. Ter a noção da realidade, exercitar a empatia e se ambientar com o lado mais humano da profissão é muito importante”, diz.

A ação envolveu cerca de 150 estudantes, que compraram presentes para as crianças, incluindo dois XBox e uma casinha de boneca para uso comunitário, e ajudaram na campanha para arrecadar latas de leite Nan Confort 1, Aptamil 2, lenços umedecidos, máscaras descartáveis, produtos de higiene pessoal e roupas.

“A medicina não é só estudar. Ela envolve o contato com as pessoas e ter essa aproximação com as crianças e adolescentes do Nuselon, que vêm de uma realidade muito diferente da minha, também faz parte do meu desenvolvimento. É transformador”, comenta o aluno Gabriel Pagini, 21, que vem se preparando para o vestibular.

LEIA TAMBÉM:

- Dia das Crianças em Londrina: à espera de brinquedos e guloseimas

Do outro lado, as crianças do Nuselon se sentem especiais, queridas. Lisanias Lobato, que trabalha há mais de 10 anos na instituição e acompanhou o grupo durante o passeio, conta que a carência desses meninos e meninas é em relação a tudo, mas especialmente de amor. “São ações como essa de hoje que nos ajudam a transformar a vida dessas crianças”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Cinema e diversão para crianças e adolescentes do Nuselon
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

HÁ MAIS DE 40 ANOS

O Nuselon existe há mais de 40 anos e acolhe atualmente, 50 crianças e adolescentes de zero a 17 anos. Lobato destaca que a ajuda de toda a sociedade é fundamental para que todos possam ter suas necessidades atendidas, desde cosméticos até materiais escolares, por exemplo.

“Recebemos muitas doações de roupas e brinquedos, enquanto que alguns itens do dia a dia, como presilhas para o cabelo das meninas ou mesmo um corte de cabelo, a gente sente mais falta. Na verdade, nossas necessidades mudam muito a cada semana. Às vezes, temos maior urgência em buscar alimentos e em outras são fraldas. Então quem puder nos ajudar pode entrar em contato para saber se há algo específico, de maior urgência”, afirma.

SERVIÇO - A campanha vai arrecadar os produtos até o dia 13 de outubro, na sede do curso Prime, que fica na avenida Ayrton Senna da Silva, 200, sala 9. Doações podem ser feitas diretamente ao Nuselon. Mais informações pelo fone: (43) 3339-5418.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.