Imagem ilustrativa da imagem Cinco mil pessoas ainda não agendaram vacinação em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Cerca de cinco mil londrinenses aptos a serem vacinados contra a Covid-19 ainda não realizaram o agendamento no site da Prefeitura de Londrina. São idosos com mais de 68 anos e profissionais e trabalhadores de saúde que se cadastraram e tiveram o cadastro validado pela prefeitura.

"A gente faz um apelo a esses cidadãos; temos agenda aberta para a próxima semana, e com o agendamento conseguimos dar celeridade à vacinação", ressaltou secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado. Ele esteve domingo (4) pela manhã no CCI da Zona Norte, acompanhado o secretário estadual de Saúde Beto Preto. São seis pontos de vacinação espalhados pela cidade.

A coordenadora de Enfermagem Erika Tudisco explicou que neste domingo de Páscoa havia 1.872 pessoas agendadas para serem imunizadas no CCI da Zona Norte. "Mas temos autonomia para até 1900". Em relação ao número de profissionais de saúde presentes e a ordenamento para dar conta do recado, Tudisco detalha que a organização tem início desde a entrada do paciente com a validação do agendamento até o aprazamento para a segunda dose. "No caso, quem está recebendo a CoronaVac aqui hoje tomará a segunda dose no dia 25", afirma.

'NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR A MINHA VEZ'

A secretária de clínica de saúde especializada em Fisioterapia, Gabriela Ferraz Cândido, 22 anos, moradora do jardim Maria Lúcia, região oeste, esteve no CCI para ser imunizada. "É minha primeira dose, gostei da iniciativa porque durante a semana é tumultuado."

Já a porteira aposentada Leonor Bueno Correa, 67, foi ao local acompanhar o marido, Ademir Correa, 72. "Pediram para eu aguardar do lado de fora. Sei que é mais seguro e não vejo a hora de chegar a minha vez. Eu não tenho medo de morrer, mas não queria morrer dessa doença", observou.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco mil pessoas ainda não agendaram vacinação em Londrina
| Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

Ainda de luto, dona Leonor conta que seu irmão Lázaro faleceu de Covid-19 no dia 28 de dezembro. "Ele tinha 86 anos. E, infelizmente meu único irmão vivo também foi contaminado", lamentou. Segundo a moradora do jardim Paulista, zona norte, seu irmão Luis de Godoi Bueno tem 72. "Está intubado e sedado há 15 dias. Muito triste, nunca imaginei que viveríamos isso".

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1