Cinco hotéis de Curitiba são notificados
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de julho de 2005
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba A polícia divulgou ontem resultado da operação realizada anteontem no Centro de Curitiba e que mobilizou cerca de 60 pessoas, entre policiais civis e militares, bombeiros e agentes da prefeitura que trabalham na Vigilância Sanitária e na Fundação de Ação Social (FAS). Intitulada ''Operação Bom Marido'', a blitz teve como meta descobrir pontos de tráfico de drogas e estabelecimentos comerciais que favorecem à prostituição. Foram abordadas 118 pessoas com revista pessoal e 12 estabelecimentos comerciais.
Cinco hotéis que deveriam funcionar como local para pernoite de pessoas foram notificados e correm o risco de perder o alvará. Eles estariam funcionando ilegalmente como motéis. ''Esses motéis estão causando transtorno no Setor Histórico de Curitiba, que está virando ponto de encontro de viciados, traficantes e prostitutas. São verdadeiros antros que favorecem a prostituição, num claro desvirtuamento da licença de alvará concedida pela Prefeitura Municipal'', alegou o coordenador da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) pela Polícia Civil, delegado Clóvis Galvão.
Num dos hotéis foi preso o suposto traficante Jadir de Souza, autuado em flagrante por tráfico de drogas e que estava portando 200 gramas de crack e cocaína, R$ 926 em dinheiro, além de balança de precisão, papelote e tesoura. Em outro quarto foi encontrado um cachimbo para fumar crack.
Dos oito bares vistoriados, dois foram fechados porque funcionavam clandestinamente. A operação foi chamada de ''Bom Marido'' porque, segundo Galvão, a maioria dos homens que frequentam os chamados motéis centrais com prostitutas é casado e diz para as mulheres que estão trabalhando.
Em casos de favorecimento à prostituição, os donos de estabelecimentos respondem investigação e podem ser indiciados criminalmente no artigo 228 do Código Penal.


