Cinco cursos de graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) foram avaliados com 5 estrelas, nota máxima, no Guia do Estudante 2017: ciências biológicas (bacharelado), educação física (bacharelado), letras (licenciatura), pedagogia e psicologia. Além disso, a instituição teve 35 graduações consideradas 4 estrelas e outras oito conquistaram 3 estrelas.

A relação de cursos estrelados foi divulgada pela Editora Abril, responsável pela GE Profissões Vestibular 2018, nesta quarta-feira (30). O destaque da edição deste ano é o curso de Letras, que foi incluso neste ano na avaliação e já é considerado excelente. O Guia avaliou 48 cursos de graduações da universidade, considerando cursos de bacharelados e licenciaturas.

A novidade nesta edição a inclusão dos cursos de Licenciatura, que anteriormente não eram avaliados. Com isso, 12 graduações da UEL entraram no guia: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música e química. o curso de pedagogia era a única licenciatura avaliada pelo GE.

Outra mudança, já usada na edição anterior, foi a adoção de três tópicos para avaliação: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura disponível para os acadêmicos. Cada um deles recebe um conceito. O resultado é que a nota final representa a média dos três aspectos avaliados. Segundo Marinalva Rissi, chefe da Divisão de Diagnóstico e Desenvolvimento Institucional, da Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento da UEL, a metodologia de avaliação adotada pelo Guia Do Estudante é semelhante ao do Inep/MEC.

Os seguintes cursos foram avaliados com 4 estrelas: administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, arquivologia, artes visuais, biblioteconomia, biomedicina, ciência da computação, ciências biológicas (licenciatura), ciências contábeis, ciências sociais (bacharelado), ciências sociais (licenciatura), design, design de moda, direito, educação física (licenciatura), enfermagem, engenharia civil, farmácia, filosofia, fisioterapia, geografia (bacharelado), geografia (licenciatura), matemática (bacharelado), matemática (licenciatura), medicina, medicina veterinária, música, odontologia, química (bacharelado) e química (licenciatura), relações públicas, secretariado executivo, serviço social, e zootecnia. Já as graduações 3 estrelas foram ciências econômicas, engenharia elétrica, física (bacharelado), física (licenciatura), história, jornalismo, letras (bacharelado) e teatro (artes cênicas).

A avaliação dos cursos de graduação é realizada há mais de 20 anos pela Editora Abril. A publicação é considerada referência para vestibulandos, que utilizam o ranking como uma das fontes para escolha de curso e Universidade.