Ciderma quer ligeirinho entre cidades
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de agosto de 1998
Lucinéia Parra 
Os prefeitos dos oito municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região de Maringá (Ciderma) discutiram ontem a implantação de linhas de ônibus ligeirinho para ligar os municípios de Sarandi a Paiçandu. O projeto está sendo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá (Ipplam) e já teve a aprovação prévia do governador Jaime Lerner (PFL).
De acordo com o presidente do Ciderma, Júlio Bifon (PSDB), a integração dos municípios com a melhoria do sistema de transporte vai beneficiar cerca de 15 mil trabalhadores. A maioria deles - cerca de 12 mil - mora em Sarandi e trabalha em Maringá. O restante mora em Paiçandu e trabalha em Maringá e Sarandi. O número de moradores de Sarandi que trabalha em Maringá representa cerca de 15% da população.
Há também, segundo Bifon, um número expressivo de pessoas que moram em Sarandi e trabalham em Paiçandu e vice-versa. A distância entre Sarandi e Paiçandu é de 15 quilômetros e a expectativa é que a linha expressa passe pela Avenida Colombo, em Maringá. É um meio de transporte rápido que vai melhorar o atendimento aos usuários, principalmente dos trabalhadores que moram em uma cidade e trabalham em outra, diz Bifon.
Outro projeto que começou a ser discutido ontem foi a necessidade de novas rodovias para interligar Sarandi a Maringá. Atualmente, a ligação das duas cidades é feita somente através da BR-376. Uma das sugestões apresentadas ontem foi a abertura de ligação passando pelo Conjunto Vale Azul, em Sarandi.
O projeto da implantação das linhas de ônibus ligeirinho em Maringá deve estar concluído até o mês que vem e a partir de então a luta será pela assinatura de convênio com o governo do Estado e com as instituições financeiras. Temos que ter primeiro o projeto, para depois nos mobilizarmos politicamente até conseguir a implantação do ligeirinho, afirma Bifon.


