Cidades projetam teleférico entre Brasil e Paraguai
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2000
Emerson Dias
De Foz do Iguaçu
Especial para Folha
Os prefeitos de Foz do Iguaçu, Harry Daijó, e de Ciudad del Este (Paraguai), Eduardo Ramón Morales, estudam a implantação de um teleférico que vai ligar as duas cidades vizinhas, passando sobre o Rio Paraná, que separa o Brasil da cidade paraguaia. O projeto está orçado em R$ 10 milhões.
O teleférico, similar ao usado no morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, fará um trajeto de aproximadamente dois quilômetros a uma altura de quase 50 metros, passando sobre a Ilha de Acaray, que fica próxima a Ponte da Amizade. O equipamento teria capacidade para transportar 40 mil pessoas diariamente.
Além do teleférico, está prevista a construção de centros de recepção destinados aos turistas em ambas as extremidades, e uma estátua gigante de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas.
Segundo o prefeito Harry Daijó, o projeto é audacioso e necessita de um grande trabalho político dos dois países para atrair os investidores da iniciativa privada.
O convênio para iniciar as obras, que seria assinado hoje em meio as comemorações dos 43 anos da cidade paraguaia, foi cancelado porque o governador Jaime Lerner (PFL) não pode comparecer à solenidade. Lerner deve participar da Conferência Nacional dos Governadores, que começa hoje em Curitiba. Ele e o governador paraguaio do Departamento (equivalente a Estado) de Alto Paraná, Jovino Urunaga González, assinariam o convênio junto com os prefeitos, que estão tentando definir nova data.